top of page

'Não é o momento de pensarmos em carnaval', dizem blocos sobre lei que define festa em julho no Rio


 
 

A Sebastiana, Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade do Rio de Janeiro, se manifestou contra o projeto de lei sancionado pelo governador em exercício, Cláudio Castro, que definiu que o estado vai ganhar um carnaval fora de época anualmente no mês de julho, o CarnaRio.


Segundo o Governo do RJ, o objetivo é estimular o turismo. Porém, a associação afirma que não é hora para a decisão de uma festa no meio da pandemia da Covid-19 e ressalta que vê poucas possibilidades de acontecer carnaval este ano.

A Sebastiana destacou ainda que a festa só será possível com a imunização da população e que a determinação não leva em consideração as questões sanitárias atuais. “Não é o momento de pensarmos em carnaval se a gente não sabe nem quando começa a vacinação. Ele não pode falar no nosso nome, como foi feito, que os blocos vão aderir. Os blocos não vão aderir a nada. Os blocos vão fazer carnaval quando tiver uma situação segura no Rio de Janeiro, que todos estiverem vacinados, que a imunização tiver sido alcançada. Aí a gente pode marcar o carnaval”, afirmou Rita Fernandes, presidente da Sebastiana. A lei 9.174/20, do deputado Dionísio Lins (PP), foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada em uma edição extra do Diário Oficial na última terça-feira (12/01). No texto, o governador diz que o CarnaRio tem por finalidade "a estimulação do turismo, lazer e, principalmente, o aquecimento da economia com a criação de postos de empregos e venda de produtos e serviços".

Fica determinado ainda que comemoração, que ocorrerá no meio do ano, deverá contar com a participação das ligas, agremiações, blocos carnavalescos e também da Secretaria de Estado, responsável pela Cultura no Rio de Janeiro.

Na publicação não há um detalhamento maior sobre a logística de segurança e de saúde do evento, por causa da pandemia, mas o Governo do RJ informou que todas as orientações das autoridades sanitárias serão seguidas no evento.


Fonte: G1

10 visualizações0 comentário
bottom of page