top of page

Mutirão de tatuagem eleva autoestima de mulheres que venceram o câncer de mama



Um mutirão voluntário de tatuagem, realizado em um hospital de Belo Horizonte, eleva a autoestima de mulheres que venceram o câncer de mama. O procedimento dura apenas 40 minutos, mas o resultado muda a vida delas para sempre.


Neste sábado (3), o som que se ouvia no Hospital São Francisco era diferente. Era o barulhinho da máquina de tatuagem.

As mulheres que passaram pela cirurgia de retirada do tumor carregam cicatrizes, que dificultam que elas virem a página. “A paciente consegue fazer todo procedimento do tratamento. A retirada da mama, a reconstrução da mama com prótese pelo SUS. Só que ficava a desejar por causa da reconstrução do mamilo”, disse a mastologista e coordenadora do mutirão Lúcia Aiko. Uma solução para isso é fazer uma tatuagem 3D, logo depois do implante da prótese, que imita a aréola e o mamilo.

Neste sábado, a aposentada Maria Auxiliadora Teixeira foi até o hospital receber a tatuagem. “Eu agradeço muito a Deus de ter tirado. Acredito que sarou, acabou. Com certeza, vou me sentir melhor, alegre”, disse.

A dona de casa Regiane do Amaral diz que o projeto é uma alavanca para a autoestima. “Eu sou muito vaidosa, sempre fui. Quando eu estava fazendo a quimioterapia, ter perdido os meus cabelos, foi um sofrimento. Agora é uma nova alegria. Isso é bom até para a nossa recuperação”, afirma. Mamografias gratuitas No Instituto Mário Penna, serão feitas 500 mamografias gratuitas para mulheres que têm acima de 50 anos e que não fizeram o exame preventivo nos últimos dois anos. O agendamento deve ser feito pelo telefone (31) 3349-1212.

As colaboradoras da instituição que também pertencem a essa faixa etária poderão realizar a mamografia e ainda trazer outra mulher que ama para ser submetida ao exame sem custo.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, outras mil mulheres realizarão a mamografia preventiva no Instituto. Elas serão encaminhadas diretamente pelos departamentos de saúde do governo.


Fonte: G1

13 visualizações0 comentário
bottom of page