Multa para quem sair de casa sem máscara começou a valer nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (11/5), quem sair de casa sem máscara de proteção facial será multado no Distrito Federal. O cidadão que descumprir a exigência, pode receber multa de pelo menos R$ 2 mil. O acessório é uma das principais medidas para evitar a proliferação do coronavírus.

A determinação do uso do equipamento de proteção foi publicada em edição extra do Diário Oficial do DF ainda em abril, e está em vigor desde 30 de abril. O texto diz que o uso é obrigatório em todos os espaços públicos, vias, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços no âmbito do DF. Quem descumprir cometerá crime de infração de medida sanitária. A multa, de R$ 2 mil, seria aplicada desde a determinação de uso obrigatória da máscara de proteção, em 30 de abril, no entanto, como o governador Ibaneis Rocha (MDB) estendeu  o período de fechamento de parte do comércio na capital federal, a pena para quem circular sem o equipamento de proteção foi adiada para esta segunda-feira (11/5). 

Especialistas explicam que a máscara é uma medida adicional para a proteção de quem precisa sair de casa. O uso dela não muda a necessidade de manter o distanciamento social. O produto descartável deve ser usado apenas uma vez e, em seguida, jogado no lixo. O de tecido precisa ter pelo menos duas camadas para ter mais eficiência. Essa pode ser utilizada e reutilizada após a higienização. Veja abaixo como lavar as máscaras de pano de forma correta.

Higienização

 » Não lave junto com outras roupas» Use água e sabão» Deixe a máscara de molho por cerca de 30 minutos em uma solução com duas colheres de sopa de água sanitária para cada litro de água» Enxágue bem. Não torça com força para evitar o desgaste do tecido e deixe secar» É importante que, após ser passada em ferro quente, a máscara seja guardada em um recipiente limpo.

Fonte: Correio Braziliense

#máscaras #multa #sair

1 visualização0 comentário