Muito cocô? Conheça as principais causas do aumento das fezes


 
 

Todo mundo faz cocô, mas nem todo mundo faz com a mesma frequência. Isso porque o corpo humano em geral opera por rotinas, o que inclui horários ou número de vezes em que ocorre a evacuação. Para algumas pessoas, o primeiro horário da manhã é o melhor momento para ir ao banheiro, enquanto outras fazem cocô após as refeições.


Seja como for, alterações nesta rotina podem gerar preocupação e alerta. Em situações normais, as fezes têm uma consistência mole, mas são capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada, semelhante a uma salsicha. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.


Conheça os principais motivos que levam a um aumento no volume ou frequência das fezes:


Exercícios físicos


Começou a se exercitar, ou aumentou o ritmo e a frequência dos treinos? O exercício aumenta as contrações musculares em seu cólon, mandando o número dois para fora do seu corpo mais rápido. É por isso que os médicos podem encorajar você a fazer mais atividades físicas se estiver constipado.


Alimentação melhor


Se a sua alimentação está mais rica em frutas, vegetais, legumes e cereais como aveia, é possível que isso altere seu cocô. Isso porque uma dieta rica em fibras aumenta o volume e o fluxo das fezes no intestino.

Infecções


Infecções virais e bacterianas podem causar idas excessivas ao banheiro e diarreia. Isso é normal, mas se você percebeu sangue nas fezes ou evacuou sangue, deve correr para um médico.


Síndrome do Intestino Irritável (SII)


A Síndrome do Intestino Irritável (SII) não é brincadeira. Ela é mais comum em mulheres jovens. A condição, um transtorno intestinal que causa dores no estômago, gases e cólicas, também pode fazer você ir ao banheiro mais vezes. A paciente clássica tem dores abdominais repentinas e cólicas associadas à constipação ou diarreia.


Você está estressadx

Para algumas pessoas, o estresse é o desencadeador de frequentes idas ao banheiro. Muitas pessoas têm mais evacuações quando estão sob estresse em situações cotidianas.


Período pré-menstrual

Muitas mulheres que acabaram de menstruar ou estão no período pré-menstrual evacuam com mais frequência. Isso provavelmente ocorre devido a uma mudança nos hormônios presentes em seu ciclo (especificamente a progesterona), e é muito normal.


Então, como saber se um repentino aumento de fezes é motivo para se preocupar? É importante entender se existem sintomas associados como, por exemplo, dores abdominais, fezes com sangue e muco no cocô. Essas são pistas de que algo não está certo e você deve procurar um médico. (Com informações do portal Tua Saúde)


Fonte: Metrópoles

19 visualizações0 comentário