top of page

Morre deputado federal Luiz Lauro Filho vítima de infarto em Campinas



O deputado federal Luiz Lauro Filho (PSDB), de 41 anos, morreu nesta segunda-feira (18) após sofrer um infarto. Ele foi socorrido e chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Centro Médico, de Campinas (SP).


Luiz Lauro Filho começou a passar mal em casa por volta de 2h. Já às 4h, foi levado ao hospital, onde foi acompanhado pelos irmãos. Ele passou por uma cirurgia de emergência no coração, mas sofreu duas paradas cardíacas depois da operação e faleceu no início da tarde.


O parlamentar era sobrinho do prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), que divulgou nota sobre o falecimento. O prefeito decretou ainda luto oficial de três dias em Campinas em decorrência da morte do deputado.




“Faleceu hoje, 18 de maio, vítima de infarto, Luiz Lauro Filho, meu sobrinho, filho de meu irmão Luiz Lauro Ferreira e de Iara Fais Ferreira. Deixa dois irmãos e um casal de filhos ainda pequenos. Luizinho, como era conhecido, era muito alegre e expansivo. Deixa muita saudade. Peço a oração de todos, em especial para meu irmão Luiz Lauro. Perder um filho é uma dor imensurável. Se possível, em suas orações, peça a Deus que dê consolo a ele e a toda a família.”

Luiz Lauro Filho era deputado federal — Foto: Reprodução/EPTV



O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), lamentou a morte de Lauro Filho, e disse que a notícia “impactou e entristeceu” a todos.


A morte tão prematura do deputado @luizlaurofilho impactou e entristeceu a todos na Câmara dos Deputados. Jovem e articulado, ele foi muito atuante especialmente nos temas relacionados ao municipalismo e ao meio ambiente. Presto nossa homenagem à sua família e aos seus amigos.”


A Câmara de Vereadores de Campinas, onde ele iniciou a carreira política, também divulgou nota lamentando a perda.


Infelizmente, Campinas perde uma jovem liderança política. Foi um bom filho e um bom pai, e aos poucos foi conquistando seu espaço na cidade”, disse o presidente da Câmara, vereador Marcos Bernardelli (PSDB), na mensagem.


O governador de São Paulo, João Doria, postou uma nota de pesar em sua rede social.

“Com pesar, recebi a notícia da morte do jovem deputado federal Luiz Lauro (PSDB – SP). Minha solidariedade aos familiares e amigos. Estou muito triste.”


O PSDB também emitiu nota de pesar, assinada pelo presidente do partido, Bruno Araújo.

“Lamentamos profundamente a morte inesperada do deputado federal Luiz Lauro Filho. Jovem, mas já com ampla trajetória de trabalho pelo bem do Brasil. Conforto à toda a família.”

Com a morte de Luiz Lauro Filho, o deputado Ricardo Silva (PSB-SP) assume a sua vaga na Câmara.


O velório do parlamentar foi reservado à família e o sepultamento realizado nesta segunda-feira no Cemitério Flamboyant Campinas.


Formação e carreira


Luiz Lauro Filho nasceu em Campinas em 10 de junho de 1978. Filho do radialista, ex-vereador e ex-deputado estadual Luiz Lauro, se formou em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas. Posteriormente fez pós-graduações em Economia e Gestão Pública.

Iniciou na vida política em 2004, quando foi candidato a vereador de Campinas pela primeira vez. A cadeira, no entanto, só veio anos depois, quando assumiu como suplente entre 2011-2012. Na sequência, foi eleito diretamente e seguiu no cargo até 2014, quando se elegeu deputado federal para seu primeiro mandato, na gestão 2015-2018.

No pleito seguinte, foi o quinto mais votado do estado pelo PSB na eleição de 2018 e ficou com o cargo de primeiro suplente da coligação na Câmara. No dia 6 de dezembro, ele foi expulso do partido. Logo depois, no dia 10 do mesmo mês, filiou-se ao PSDB.

Luiz Lauro Filho assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados em 17 dezembro do ano passado. Ele era suplente e tomou posse após a licença de Jefferson Campos (PSD). Em 1º de abril de 2020, foi efetivado no cargo após a morte de Luiz Flávio Gomes (PSB-SP).

O deputado deixa a esposa, Larissa Prado Carvalho, e dois filhos, de 5 e 3 anos de idade.

“O legado que ele deixa de amor, com missões maravilhosas pelo ser humano, esse é o legado que ele deixa”, diz o pai, Luiz Lauro.


Repercussão


Políticos da região e entidades lamentaram a morte do deputado Luiz Lauro Filho:


Carlos Sampaio, deputado federal e líder do PSDB na Câmara, em rede social

“Foi com profunda tristeza que recebi a notícia da morte do amigo e Deputado Federal Luiz Lauro Filho, do PSDB. Jovem, com uma alegria e um entusiasmo contagiantes, Luiz Lauro sofreu um infarto na madrugada desta segunda-feira. Minha solidariedade aos familiares e amigos.”


Cauê Macris, deputado estadual pelo PSDB e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em rede social

“Quero expressar meu profundo pesar pela morte do deputado federal Luiz Lauro Filho (PSDB-SP) e também deixar meus sentimentos a todos os familiares e amigos. Luizinho, como era conhecido, tinha apenas 41 anos e foi vítima de um infarto. Que Deus reconforte a todos!”


Rafa Zimbaldi, deputado estadual de SP pelo PL, em rede social

“Com pesar recebi a notícia da morte do deputado Luiz Lauro Filho. Que Deus console a família nesse momento de extrema dor e luto.”


Frente Nacional dos Prefeitos, em nota em rede social

“Lamentamos o falecimento do deputado Luiz Lauro Filho que coordenou a bancada da #FNP na @camaradeputados, em 2017 e 2018. Ao expressar nosso sentimentos ao presidente @jonasdonizette_, seu tio, estendemos a solidariedade aos demais familiares e amigos.”


Fonte: G1

3 visualizações0 comentário
bottom of page