
O Ministério da Saúde decidiu instalar nessa sexta-feira (29) um Centro de Operação de Emergências (COE) para monitorar os casos de varíola dos macacos no Brasil.
Segundo a pasta, a iniciativa visa "acompanhar a situação epidemiológica e elaborar um plano de vacinação contra a varíola dos macacos".
De acordo com o secretário de Vigilância do Ministério, Arnaldo Medeiros, a vacina a ser adquirida "possivelmente" será de vírus não replicante. A previsão é que 50 mil doses sejam destinadas ao Brasil, de acordo com a solicitação feita à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Nesta sexta-feira (29), durante uma coletiva de imprensa em Brasília, Medeiros também anunciou que o COE concentrará esforços no desenvolvimento de uma campanha de "comunicação e conscientização" sobre a varíola dos macacos, em protocolos assistenciais e na formação e capacitação de profissionais que trabalham em unidades de saúde pelo Brasil.
O Ministério da Saúde prometeu ainda que a iniciativa irá observar o aspecto logístico da distribuição de testes de diagnósticos contra o vírus e ainda na criação de medidas de prevenção contra a doença.
Ainda segundo a pasta, membros do Conass, Conasems, Opas, Anvisa e representantes de outras secretarias do Ministério da Saúde participarão do COE.
Os 10 países com mais casos notificados:
Espanha - 3125
Estados Unidos - 2316
Alemanha - 2268
Reino Unido - 2137
França - 1453
Países Baixos - 712
Canadá - 615
Brasil - 592
Portugal - 588
Itália - 374
Fonte: G1
Comments