Ministério da Saúde confirma 8 casos do novo coronavírus no Brasil e investiga mais um no DF

O Ministério da Saúde divulgou, na tarde desta quinta-feira (5), que oito casos da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, foram confirmados em todo o país. São seis registros em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Um caso, que deu positivo nos exames iniciais, está em apuração no Distrito Federal.

No Brasil estão sendo investigados, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (5/03), 636 casos suspeitos de covid-19.

Desde o início do monitoramento, 378 casos suspeitos já foram descartados.

Os casos considerados suspeitos são aqueles que envolvem pacientes que estiveram em países com risco de transmissão de coronavírus e que tenham apresentado sintomas como febre e algum problema respiratório, como tosse, ao retornar ao Brasil.

O Ministério da Saúde divulgou a lista de países dos quais os brasileiros, ao retornar de viagem, deverão procurar ajuda médica. Entre eles estão os Estados Unidos e grande parte da Europa — a lista está reproduzida no final desta reportagem.

O novo coronavírus já chegou a mais de 70 países e a todos os continentes exceto a Antártida. O vírus já infectou mais de 93 mil pessoas e levou 3,2 mil delas à morte.

A OMS estima que 3,4% dos pacientes morrem por causa da covid-19, a doença causada por este vírus. Este índice foi recentemente revisado para cima pela organização, que antes apontava uma taxa de letalidade de cerca de 2%.

Cuidados

A principal recomendação de profissionais de saúde que acompanham o surto é simples, porém bastante eficiente: lavar as mãos com sabão após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos.

O ideal é esfregar as mãos por algo entre 15 e 20 segundos para garantir que os vírus e bactérias serão eliminados.

Se estiver em um ambiente público, por exemplo, ou com grande aglomeração, não toque a boca, o nariz ou olhos sem antes ter antes lavado as mãos ou pelo limpá-las com álcool. O vírus é transmitido por via aérea, mas também pelo contato.

Também é importante manter o ambiente limpo, higienizando com soluções desinfetantes as superfícies como, por exemplo, móveis e telefones celulares.

Para limpar o celular, pode-se usar uma solução com mais ou menos metade de água e metade de álcool, além de um pano limpo.

Lista de países monitorados pelo Brasil

1. Alemanha *

2. Austrália *

3. Canadá *

4. China *

5. Coreia do Norte *

6. Coreia do Sul *

7. Croácia *

8. Dinamarca *

9. Emirados Árabes Unidos *

10. Espanha *

11. Estados Unidos *

12. Finlândia *

13. França *

14. Grécia *

15. Holanda*

16. Indonésia *

17. Irã *

18. Itália *

19. Japão *

20. Malásia *

21. Noruega *

22. Reino Unido *

23. San Marino **

24. Singapura *

25. Suíça *

26. Tailândia *

27. Vietnã *

OBS: Além deles, Filipinas e Camboja, que não têm transmissão local, mas estão na região afetada.

*Países com transmissão local, segundo a OMS

**San Marino está em análise pelo Ministério da Saúde

Fonte: BBC

#brasil #ministériodasaúde #coronavirus #8casos #df

0 visualização

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Facebook
  • Instagram