top of page

'Meus 6 filhos só tomam banho 2 vezes por semana, é mais prático’, diz mãe que viralizou; é preciso se lavar todos os dias?



Você é daquelas pessoas que tomam banho uma vez ao dia? Duas? Ou apenas algumas vezes durante a semana? Uma mãe de seis filhos dividiu a opinião de seus seguidores na internet ao revelar que as crianças só tomam banho duas vezes na semana. Sharon explicou que isso ajuda a tornar suas vidas mais “administráveis”.


Segundo a mãe, os dias de banho são domingo e quarta-feira, no entanto, apesar dos filhos terem um “horário de banho”, se quiserem tomar fora desses dias eles “com certeza podem tomá-lo”.


O sistema de saúde público do Reino Unido afirma que não há razão para um recém-nascido ou bebê mais velho tomar banho todos os dias, mas se eles gostarem também não há razão em não o fazer. Segundo a Associação Americana de Dermatologia, para crianças de 6 a 11 anos é bom tomar banho diário, mas nem sempre é necessário, e sugerem se lavar pelo menos uma ou duas vezes por semana.


É preciso tomar banho todos os dias?


Uma pesquisa de 2021 com mais de 5.700 adultos nos EUA, mais de 60% dos entrevistados disseram que tomavam banho pelo menos uma vez por dia. No entanto, os dermatologistas dizem que muitas pessoas não precisam, e podem não querer, tomar banho com tanta frequência.


Algumas pessoas se beneficiam ao ensaboar todos os dias. Por exemplo, se você suar muito — seja por causa do exercício, do trabalho, do calor ou de sua predisposição natural à transpiração — “é importante tomar banho para enxaguar o suor e o acúmulo que podem contribuir para o entupimento dos poros e erupções cutâneas”, segundo Marisa Garshick, dermatologista residente na cidade de Nova York, EUA.


Se você tem cabelos oleosos, também pode querer lavar diariamente. O shampoo seco pode ajudar, disse Garshick, mas “lembre-se ainda de usar um shampoo tradicional para ajudar a eliminar o acúmulo de produto e o excesso de oleosidade”, que pode obstruir os poros e causar irritação e sensibilidade no couro cabeludo.


Pessoas com caspa também podem querer lavar o cabelo uma vez por dia, de acordo com o dermatologista de La Jolla, na Califórna, Azadeh Shirazi. A caspa não é causada pela pele seca, mas sim por um fungo semelhante a uma levedura que se alimenta da oleosidade do couro cabeludo e pode inflamar a pele do couro cabeludo, causando sua descamação. Lavar diariamente pode eliminar os fungos que causam a caspa.


Quando ser criterioso


Para muitos outros, seria melhor tomar banho com menos frequência — ou, pelo menos, tomar cuidado com a forma de tomar banho. Por exemplo, se você tem eczema ou pele seca ou sensível, você pode querer tomar banho em dias alternados. Água e sabão podem agravar a pele seca, de acordo com Park, causando irritação e coceira. E tomar banho com muita frequência pode ressecar a pele, rachar e permitir a entrada de microorganismos, aumentando o risco de infecção de pele, acrescentou Garshick.


Por esses motivos, os especialistas recomendam banhos em chuveiros em vez de banheiras, pois a exposição prolongada da pele à água quente, suja ou com sabão pode ser irritante.


Garshick observou, no entanto, que certos tipos de banhos podem ser úteis no tratamento de algumas condições — como banhos de assento para hemorróidas, banhos de aveia para eczema ou banhos de água sanitária diluída para eczema ou infecções de pele.


Se o seu cabelo ou couro cabeludo estiver seco, você pode limitar a lavagem a uma ou duas vezes por semana, acrescentou Garshick. Algumas pessoas com cabelos cacheados ou enrolados também podem gostar de usar shampoo com menos frequência.


Se você tem eczema ou pele seca ou sensível e ainda deseja limpar o corpo todos os dias, tome banhos curtos e não muito quentes e considere aplicar sabonete apenas nas partes que mais precisam: axilas, virilhas, mãos, pés e partes do corpo que estão visivelmente sujos.


Dito isto, é aconselhável ter cuidado ao aplicar sabonete na pele sensível ao redor da área genital, como lembra Shirazi. Embora seja bom usar um limpador suave e sem fragrância ao redor da vulva, bem como nas dobras da virilha e no escroto, é melhor evitar usar sabonete na vagina, no ânus ou no pênis. Ela afirma que “basta usar água”.


Você também pode minimizar o ressecamento, irritação e coceira geral da pele escolhendo produtos de limpeza suaves ou sabonetes em barra que contenham ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico e ceramidas. Garshick recomenda procurar produtos de limpeza sem fragrância — e não sem perfume, que podem conter fragrâncias mascarantes e irritar a pele.


— Quando você sair do banho, seque a pele, não esfregue. Aplique hidratante da cabeça aos pés na pele úmida — aconselhou Park.


Fonte: O Globo

2 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page