Melhor horário para se exercitar é diferente para homem e mulher, diz estudo



O exercício físico é bom para você em qualquer momento do dia, mas o momento para obter o melhor resultado varia entre mulheres e homens, de acordo com um estudo dos Estados Unidos.

A pesquisa afirma que as mulheres queimam mais gordura corporal durante o exercício matinal, e os homens, à noite. Diferenças nos hormônios, relógios biológicos e ciclos de sono entre os sexos podem influenciar na queima de calorias. Até aqui, muito do que se sabe sobre este tema é baseado em estudos só com homens, apontam os pesquisadores. O estudo com 30 homens e 26 mulheres — todos ativos e saudáveis, e entre 25 e 55 anos — durou 12 semanas e monitorou os efeitos de um programa variado de condicionamento físico, que incluiu alongamento, corrida e treinamento de resistência. Um grupo se exercitou por uma hora antes das 8h30 da manhã, enquanto o outro grupo seguiu as mesmas atividades à noite, entre 18h e 20h. Todos os participantes seguiram um plano de refeições especial. Os pesquisadores testaram a pressão arterial e a gordura corporal de todos ao longo do estudo, bem como sua flexibilidade, força e potência aeróbica no início e no fim.

Ao longo do teste de 12 semanas, todos tiveram melhora na sua saúde em geral e no desempenho, independentemente de quando se exercitaram. "A melhor hora para o exercício é a que se encaixa na sua agenda", diz Paul Arcerio, principal autor do estudo e professor de Saúde e Ciências Fisiológicas Humanas do Skidmore College, em Nova York.


Fonte: G1

5 visualizações0 comentário