Médico que contraiu covid-19 está há mais de 6 meses internado na UTI

Atualizado: Out 23




O médico reumatologista Renaud Pimentel Frazão Filho, de 79 anos, está internado, após contrair covid-19, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Blumenau, no Vale do Itajaí, desde 13 de abril. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o idoso é o paciente com o maior tempo de internação devido às complicações da doença em Santa Catarina.


O reumatologista, que é diabético, está impedido de receber alta por causa das sequelas deixadas pelo vírus. Frazão Filho, atualmente, faz sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e está sendo acompanhado por um psiquiatra. Ele já sofreu com infecções e trombose durante os seis meses de internação.

"Diversas vezes, nós da família pensamos que ele não sobreviveria e que não resistiria. Mas graças a Deus, a toda equipe médica, aos enfermeiros e todos os profissionais da saúde que têm dado suporte, ele está se recuperando", disse a neta, Paula Frazão, ao G1 Santa Catarina.

O idoso procurou a unidade hospitalar após apresentar alguns sintomas da doença, e os exames confirmaram que ele havia sido contaminado. A filha Monica Frazão disse que estava viajando quando ocorreu a internação. "Foi ele mesmo que pediu para ser intubado", lembra.

Foram mais de 70 dias de internação até Mônica conseguir autorização dos médicos para reencontrar Frazão Filho. "A data foi próxima do aniversário do meu pai, e o hospital decorou o leito com balões de festa", conta.


Por fim, a neta desabafa e comenta que o avó é uma pessoa muito boa "que não merecia passar" por essa situação. "Deem valor aos seus familiares, às pessoas que vocês amam porque as coisas acontecem num estalar de dedos. Ele é uma pessoa muito especial para mim, uma pessoa muito boa. A gente fala assim, 'nossa ele não merecia passar por isso', assim como ninguém merece", disse a neta Esther Frazão ao portal.

A família tem informações por telefone e acompanha a recuperação do idoso à distância.

Tempo médio de internação

O Ministério da Saúde informou que o tempo médio de internação por coronavírus é de sete dias, mas não foi possível confirmar se Renaud é o paciente internado há mais tempo em uma UTI no país por causa da covid-19.


Fonte: Correio Braziliense


O Maior portal de saúde do Facebook agora no Instagram!

11 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram