Médico cria 'cápsula' para atender pacientes com suspeita de Covid-19 em Vila Velha, ES



Um médico da Unidade de Saúde de Jardim Marilândia, em Vila Velha, teve uma ideia para dar mais segurança aos funcionários e prevenir a contaminação pelo coronavírus. Ele idealizou uma estrutura transparente, que funciona como uma "cápsula", para que a equipe de saúde não tenha contato direto com pacientes que apresentam sintomas gripais.


A cápsula foi construída com canos de PVC e plástico, comprados com o dinheiro de uma "vaquinha" feita entre os médicos da unidade. Toda a equipe de saúde da unidade ajudou a construir a estrutura.

O inventor, o médico da família Amois Batista dos Santos, contou que teve a ideia logo que a unidade se tornou referência para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19 na região. "Quando eu soube que ia ser unidade de referência, tive a necessidade de criar algum material para a nossa proteção. Até porque, no inicio, não tinha equipamento de proteção individual para todos os profissionais da equipe", considerou.

A cápsula é uma sala, vedada com um plástico transparente, como se fosse uma bolha. De um lado, ficam as equipes de saúde e, do outro, o paciente com suspeita.

Dá até para atender dois pacientes ao mesmo tempo. Mesmo do outro lado da barreira, os médicos conseguem medir a temperatura e até fazer o teste rápido da Covid-19.

"Coletamos todos os sinais vitais, fazemos o exame físico sem contato com o paciente. Está tudo vedado, não temos contato direto para transmissão do vírus, e fazemos o atendimento. Se precisar fazer teste rápido, também fazemos pela cápsula", detalhou o médico.

A cápsula começou a funcionar em 25 de junho, e até esta segunda-feira (24), mais de 590 pacientes com sintomas gripais já foram atendidos dessa forma. Para os médicos, os resultados têm sido positivos.

"Dos funcionários da unidade que têm contato direto com pacientes com suspeita de Covid, não tivemos nenhum caso de contaminação", contou Amois.


Fonte: G1

5 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Facebook
  • Instagram