Máscara sem elástico seria melhor para quem tem alergia, sugere médico



Usar máscara pode ser incômodo para uns, mas para outros pode ser um problema sério. Estamos falando de quem sofre com dermatite e outros tipos de problemas de pele que podem desencadear uma reação inflamatória. Segundo Yashu Dhamija, imunologista da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, elementos como corantes, tecidos sintéticos e elásticos podem ser os responsáveis por isso. Daí a recomendação do especialista para que essa turma recorra a modelos mais naturais do acessório durante a pandemia da Covid-19.


"Definitivamente, queremos que nossos pacientes usem máscaras e apliquem o distanciamento social. Isso é obrigatório. Mas eles podem evitar componentes elásticos e usar máscaras faciais que usam nó na parte de trás da cabeça para mantê-las erguidas", alegou Dhamija, durante o encontro científico virtual da Escola Americana de Alergia, Asma e Imunologia, realizado entre os dias 13 e 15 de novembro.


Segundo o especialista, o que torna a dermatite de contato complicada é a reação alérgica pode ocorrer dias depois da exposição ao elemento alergênico. "Reações intermitentes podem ser complicadas porque você não sabe a que o paciente está se expondo e o motivo da alergia pode estar no trabalho ou em casa."


De acordo com o relato de Dhamija, um paciente visitou o pronto-socorro do hospital onde ele atende três vezes com queixas de erupção na face e inchaço na pálpebra. Mesmo sendo medicado, a reação persistiu durante duas semanas. Os médicos perceberam que as erupções ocorreram justamente nos locais onde as partes elásticas de sua máscara facial tinham contato com a pele, explica Kristin Schmidlin, professora assistente na Divisão de Imunologia, Alergia e Reumatologia da Universidade de Cincinnati.


Os médicos, então, reduziram a dose da medicação (um anti-inflamatório) e aconselharam o uso tópico de um esteróide que também ajuda a reduzir a inflamação. Além disso, o paciente foi orientado a usar uma máscara sem corante, à base de algodão e sem elástico. De acordo com a pesquisadora, uma semana depois ele já apresentava uma melhora perceptível em seu rosto.


“Em vez de usar elásticos em uma máscara facial, eu a modificaria e usaria laços com nós à base de algodão na parte de trás da cabeça para segurar a máscara no lugar”, recomenda Dhamija. "Também aconselhamos os pacientes a ligar para as empresas que fazem máscaras faciais para descobrir o que há no produto se a rotulagem não contiver detalhes suficientes". Segundo ele, esse tipo de alergia é tratável, porém, pode ser fatal em alguns casos.


Fonte: Revista Galileu

6 visualizações0 comentário

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram