Lubrificante como primer? Entenda riscos de nova tendência do TikTok


 
 

Novos truques de beleza surgem diariamente nas redes sociais. Este mês o TikTok foi dominado pela #lubeprimer, hashtag criada para sinalizar vídeos que trazem lubrificantes íntimos como uma opção ao primer – produto usado para diminuir a dilatação dos poros e preparar a pele para receber a maquiagem.


Por ser pegajoso, o lubrificante permitiria uma boa fixação da maquiagem e também proporcionaria o fechamento dos poros.


A criadora de conteúdos Rady foi uma das primeiras a divulgar o truque, com um vídeo que rapidamente viralizou e alcançou a marca de mais de 6,8 milhões de visualizações até esta quinta-feira (11/11).


Depois dela, milhares de usuários das redes passaram a reproduzir o vídeo em suas próprias versões. Ao todo, os conteúdos relacionados ao #lubeprimer somam mais de 10,4 milhões de visualizações.


Riscos

Apesar de o efeito imediato parecer positivo, o dermatologista André Moreira afirma que a prática é “arriscada e perigosa”, uma vez que o produto contém ingredientes como álcoois e Nonoxinol-9, um espermicida que pode causar irritação e alergia na pele. Além disso, o lubrificante pode entupir os poros e provocar erupções no rosto.


O dermatologista destaca que as farmácias e marcas especializadas dispõe de muitas opções de lubrificantes – à base de água, silicone e óleo –, mas nenhuma delas foi testada para ser usada no rosto. Por outro lado, a indústria dos cosméticos conta com opções variadas de primers.


“Eu vejo muitos problemas nisso. O primeiro é que existem muitos produtos no mercado e, quando são criados, eles são testados em laboratório para o uso como lubrificantes. Eles não foram testados como primer e isso pode dar alergia, irritação e uma série de problemas”, alertou.


Fonte: Metrópoles

0 visualização0 comentário