
Desde que se popularizou, o cigarro eletrônico, também conhecido como vape, tem sido associado a diversas consequências, como vício e doenças respiratórias. Segundo o dentista cosmético Stewart Beggs, do Reino Unido, o usuário ainda deve se preocupar com mais um problema decorrente do dispositivo: a chamada língua de vape.
“Língua de vape é quando você começa a perder seu paladar de tanto fumar. As altas quantidades de nicotina e as essências com sabores exóticos resscam extremamente a boca e tiram a capacidade de sentir gosto”, alerta o dentista no seu perfil de TikTok.
Apesar do design atrativo e de parecer inofensivo, o cigarro eletrônico é tão nocivo quanto a opção tradicional. Segundo dois estudos correlatos, publicados na revista científica Arteriosclerosis Thrombosis and Vascular Biology (ATVB), o uso dos dispositivos está relacionado com maior risco de hipertensão e a doença arterial coronariana.
Algumas essências de vape possuem ainda adição de açúcar, substância que causa, além de condições de saúde no corpo inteiro, cáries e doenças gengivais. Um estudo constatou que 79% das pessoas que usavam cigarros eletrônicos tinham alto risco de desenvolver problemas dentários.
Língua de vape
Beggs afirma que a língua de vape pode ser revertida. “A primeira ação é parar de fumar ou reduzir significativamente o uso. É importante também se hidratar e praticar a higiene adequada dos dentes”, aconselha o dentista.
Caso seja difícil de controlar o hábito, algumas dicas para abandonar o cigarro são:
Estipule uma data. Não pare de uma vez e marque um dia para deixar de usar;
Pratique exercícios físicos regularmente, que liberam endorfina, hormônio relacionado ao prazer;
Evite ambientes onde outras pessoas fumam;
Beba bastante água;
Em caso de recaída, não desista e comece novamente;
Busque apoio médico e familiar;
Tenha noção dos malefícios de fumar;
Lembre que sintomas de abstinência duram apenas 5 minutos. Eles passam;
Mastique balinhas de menta;
Faça terapia de grupo.
Fonte: Metrópoles
Comentarios