Jovens com deficiência intelectual ajudam no atendimento a passageiros no Aeroporto de Brasília

O aeroporto de Brasília está com cinco novos funcionários. São jovens com deficiência intelectual atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF).

Durante 20 dias, o grupo vai auxiliar no atendimento aos cerca de 1,5 milhão de passageiros que devem passar pelo terminal até o fim do mês de dezembro.

Os estagiários estão na ativa desde o último dia 2, cumprindo uma escala em que trabalham quatro dias seguidos e folgam dois.

Durante o expediente, eles orientam os passageiros, vistoriam as áreas de grande circulação do aeroporto, além de checar a limpeza do terminal e acionar equipes quando necessário.

Funcionário do aeroporto e aluno da APAE-DF — Foto: Divulgação

“Eles são muito atentos e têm auxiliado muito. Estamos todos encantados com o trabalho que estão desenvolvendo”, afirma Diego Banzer, coordenador de atendimento ao cliente do aeroporto.

O uniforme dos estagiários foi feito por meio de parcerias e lojistas que trabalham no terminal também apoiam fornecendo lanches quando é necessário.

Segundo a presidente da Apae-DF, Diva da Silva Marinho, o projeto é importante para “unir colaboradores e parceiros em favor da pessoa com deficiência intelectual, garantindo o desenvolvimento de suas potencialidades e promovendo sua inclusão, especialmente no mundo do trabalho”.

Funcionário do aeroporto ensina aluno da APAE-DF — Foto: Divulgação

Aumento na movimentação

O último dia de trabalho dos estagiários será na semana que antecede o Natal, que promete ser uma das mais agitadas no Aeroporto de Brasília, o terceiro maior do Brasil em movimentação de passageiros.

Segundo a Inframerica, empresa que administra o local, são esperados para o mês de dezembro 10.706 pousos e decolagens, sendo 398 voos extras para atender a demanda da alta temporada de verão.

Os dias de maior fluxo de passageiros devem ser entre os dias 19 e 21 de dezembro, vésperas das comemorações de Natal, e 27 e 28 de dezembro, saída para o Ano Novo. A Inframerica calcula para as datas um movimento diário de aproximadamente 59 mil passageiros.

Aeroporto de Brasília estima movimento entre 1,5 milhão a 1,6 de passageiros — Foto: Divulgação/Aeroporto de Brasília

Sobre a Apae-DF

Com 55 anos de existência, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF) atende pessoas com deficiência intelectual acima dos 14 anos. Cerca de 750 jovens são beneficiadas pela entidade a cada ano.

A entidade oferece programas voltados para educação profissional, desenvolvimento acadêmico, atendimento sócio-ocupacional, inserção e acompanhamento no trabalho, além de projetos de arte, esporte cultura e lazer.

O Distrito Federal conta quatro unidades da associação, que estão localizadas na Asa Norte, Ceilândia, Sobradinho e Guará.

Fonte: G1

#aeroporto #brasília #deficiênciaintelectual #jovens

2 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram