O relógio marca 6h30 da manhã do outro lado do mundo. Uma vez ligado o rádio ou a televisão, o cidadão japonês começará o dia com a breve rotina Taiso. Outros, em vez de fazer isso em casa, optam por se reunir em grupo em uma praça ou antes de começar o trabalho. A razão que une todos eles? Faça uma série de alongamentos para ativar o corpo e mantê-lo em forma.
É um dos segredos mais bem guardados do país do sol nascente, razão pela qual pode parecer estranho aos cidadãos ocidentais, especialmente se a cultura japonesa for desconhecida. Anos, gerações passam e igualmente todas as manhãs o ritual se repete.
Rádio Taiso ou Rajio Taiso (ラジオ体操), significa literalmente “rádio ginástica” e seu nome refere-se a um programa de exercícios calistênicos matinais de apenas 5 minutos transmitido religiosamente todos os dias às 6h30 pela rede Nippon Hōsō Kyōkai (NHK) há quase 100 anos.
Taiso: uma prática histórica e culturalmente enraizada
Sua história remonta à década de 20, quando os japoneses se inspiraram em uma iniciativa nova-iorquina que transmitia no rádio uma rotina de exercícios para deixar seus ouvintes mais saudáveis e em forma. As autoridades japonesas ficaram fascinadas pelo projeto e assim nasceu a Rádio Taiso, um programa de exercícios matinais de curta duração, que não exige esforço e não deixa as pessoas exaustas.
Assim, em 1928, em comemoração à coroação do imperador Hirohito em 1928, a NHK iniciou a transmissão diária do programa. Todas as manhãs, japoneses de todas as idades compartilhavam em uníssono este circuito curto de 13 exercícios que incluíam alongamento dinâmico, exercícios de mobilidade articular e trabalho com peso corporal ao ritmo da música do piano.
A princípio, a programação transmitia, junto com a rotina, um importante chamado nacionalista que invocava o espírito guerreiro e a obediência através da força física e mental.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Associação de Assistência ao Regime Imperial ou Associação de Ajuda Imperial promoveu ainda exercícios Taiso com o objetivo de melhorar a saúde dos soldados no campo de batalha, dando continuidade à influência nacionalista na rotina.
Com o passar dos anos, a campanha nacionalista e militar do Japão diminuiu e o Taiso passou a ser acompanhado por música de piano e tinha como único objetivo manter a saúde da população.
Da mesma forma, foram estabelecidas três versões oficiais da Rádio Taiso: 1) exercícios de alongamento para homens e mulheres de todas as idades; 2) exercícios voltados para idosos ou deficientes físicos realizarem sentados; e 3) exercícios para fortalecer o corpo.
A médica esportiva Alejandra Hintze destaca que os três níveis permitem que o Taiso seja adequado para pessoas de todas as idades, já que cada tipo de programa tem uma adaptação. “Pode ser feito em pé, sentado ou no chão, dependendo da idade e da aptidão física do indivíduo”, explica.
E embora o uso do rádio tenha diminuído nas últimas décadas, em 2009 a Federação Nacional de Exercícios de Rádio do Japão revelou que 20% da população, ou seja, cerca de 27 milhões de japoneses, e 76,4% das escolas primárias continuavam a realizar exercícios Taiso diariamente.
Somado a isso, uma pesquisa de 2014 realizada pela empresa de serviços educacionais Benesse Corporation destacou que cerca de 60% das crianças japonesas praticavam rajio taisō durante o verão.
Talvez o sucesso histórico do programa esteja na praticidade de poder fazê-lo em qualquer lugar, desde que tenha um rádio ou um celular. Numa praça, no escritório, em casa ou até nas escolas. Qualquer lugar grande é adequado para fazer a rotina curta.
Será Taiso o segredo para viver mais e melhor?
Essa rotina pode ser o segredo para viver mais e melhor, já que os índices de doenças degenerativas ligadas à inatividade física são mais baixos no Japão e nos países vizinhos que têm essa tradição de exercícios matinais, em comparação com outras partes do mundo, principalmente no Ocidente.
O médico desportivo e diretor do Diploma de Medicina Desportiva Pediátrica da Universidade Favaloro, Santiago Kweitel, considera este método “um gênio” da cultura japonesa. “É um exemplo de perseverança que proporciona um bem-estar integral, pois permite começar o dia com mais energia e movimentar o corpo”, destaca.
Conforme ele explica, a série de exercícios Taiso traz benefícios como:
Mobilidade articular
Flexibilidade
Força
A seguir, acrescenta que se o ritmo for aumentado, a frequência cardíaca aumentará para que a rotina acabe sendo benéfica para o coração.
Hintze concorda e acrescenta que, por se tratar de um exercício abrangente, realizá-lo regularmente envolve a ativação de todas as capacidades funcionais, grupos musculares e articulações, o que resulta em maiores benefícios que dependerão da frequência com que for praticado ao longo do tempo.
Kweitel indica que é um programa ideal para uma pessoa sedentária, embora avise que apenas 5 minutos de Taiso não são suficientes para atingir a atividade física semanal ideal para um adulto médio. “É uma boa forma de começar a se movimentar, mas não recomendo como única forma de exercício”, destaca.
Além disso, destaca que “sem dúvida ter uma rotina no início do dia ligada à prática de exercícios – entre outros fatores saudáveis – contribui para a longevidade dos japoneses”.
“Antes de começar a praticá-lo, sugiro fazer um check-up de saúde para saber em que estado você se encontra. Além disso, pode-se fazer todos os dias desde que comece progressivamente porque, por exemplo, se você é totalmente sedentário, é melhor começar com 2 ou 3 dias de Taiso por semana em vez de começar repentinamente e fazer todos os dias. ”, diz Hintze.
Nessa mesma linha, Francesc Miralles e Héctor García, autores de “Ikigai: O segredo japonês para uma vida longa e feliz”, conversaram com mais de 100 pessoas mais velhas de Okinawa, no Japão, uma das zonas azuis com maior concentração dos centenários do mundo.
“Para eles não é necessário ir à academia uma hora todos os dias ou correr maratonas”, escreveram sobre se os idosos japoneses dedicavam parte de suas vidas ao exercício. “Basta adicionar um pouco de movimento ao seu dia”, ressaltam. A seguir, citam o Taiso como o exercício que seus entrevistados mais mencionaram praticar.
“Mesmo os japoneses da casa de repouso que visitamos passavam pelo menos cinco minutos por dia, embora alguns fizessem os exercícios em suas cadeiras de rodas”, escreveram os autores.
Fonte: O Globo
Comments