top of page

Japão 'rebaixará' Covid-19 para gripe sazonal



Autoridades sanitárias do Japão passarão a contar os casos de infecção por coronavírus usando o mesmo método adotado para a influenza sazonal. A partir de 8 de maio, o governo irá reclassificar a Covid-19 como uma enfermidade da mesma categoria que a gripe. As informações são da emissora pública japonesa NHK.


As medidas atuais determinam que todos os casos de Covid-19 devem ser relatados.


Atualmente, o coronavírus está classificado na segunda categoria mais alta, de um total de cinco níveis. A influenza sazonal pertence à categoria mais baixa.

Cerca de 5 mil instituições médicas em todo o país divulgam dados sobre a gripe uma vez por semana. Um painel de especialistas do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social deve se reunir em fevereiro para discutir a implementação da mesma medida para o coronavírus. O grupo irá também debater maneiras de selecionar as instituições que vão relatar os casos.

Autoridades sanitárias afirmam que governos locais vão continuar a análise do genoma para monitorar um possível surgimento de novas variantes.

No dia 20, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, informou que instruiu seu gabinete a reclassificar a Covid-19 para a mesma categoria da gripe sazonal, já que o governo procura se concentrar na recuperação econômica do país.


Fonte: G1

1 visualização0 comentário

تعليقات


bottom of page