Japão anuncia a compra de 10,5 mil ultracongeladores para o armazenamento de vacinas



O governo japonês anunciou nesta quinta-feira (10) que comprará 10,5 mil ultracongeladores para o armazenamento das vacinas contra o novo coronavírus. A medida foi tomada enquanto o Japão já se prepara para dar início a uma campanha de vacinação em massa.

Ainda com nenhuma vacina aprovada para a aplicação, o país tem visto o número de infectados aumentar a cada dia. Apenas nas últimas 24 horas, foram 2.078 novos casos, segundo um balanço da emissora pública japonesa NHK – um recorde.

O Japão tem acordos para comprar um total de 290 milhões de doses de vacinas da Pfizer/BioNtech, AstraZeneca e Moderna, o número é suficiente para imunizar 145 milhões de pessoas – a população total do país está em 126 milhões de pessoas.

A vacina da Pfizer já foi aprovada em pelo menos três países: Reino Unido, Canadá e Bahrein; mas a sua aplicação em massa encontra um entrave, o armazenamento em baixíssimas temperaturas. O imunizante precisa ser mantido em uma temperatura inferior a - 70° C para não perder sua eficácia.

Tokuaki Shobayashi, alto executivo do Ministério da Saúde japonês, disse em entrevista coletiva que o Japão se prepara para "uma tarefa extraordinária". Muito embora o país tenha tido menos casos de coronavírus na segunda onda da pandemia em comparação com os países ocidentais, as novas infecções voltaram a ficar em alta com o começo da temporada do inverno no hemisfério norte.


Fonte: G1

3 visualizações0 comentário

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram