top of page

Isquemia cerebral: entenda o diagnóstico de José Sarney



O ex-presidente da República José Sarney, 93 anos, foi diagnosticado com isquemia cerebral enquanto estava internado no UDI Hospital. O político foi hospitalizado no domingo (16/7), após sofrer uma queda ao tropeçar em casa, em São Luís, no Maranhão.


Em nota, o UDI Hospital informou que Sarney foi diagnosticado com uma pequena área de isquemia cerebral, espécie de acidente vascular cerebral (AVC) provocado por um bloqueio na circulação sanguínea no cérebro. Ele foi liberado após a realização de exames.


O que é isquemia cerebral?


A isquemia cerebral é uma condição em que ocorre uma redução ou interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode ser causado por obstrução ou estreitamento das artérias cerebrais. Como resultado, há falta de oxigênio e nutrientes para as células do órgão.


De acordo com o neurocirurgião Bruno Burjaili, a obstrução pode ser causada por coágulos sanguíneos, conhecidos como trombos, ou por placas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias, reduzindo assim o fluxo de sangue.


Consequentemente os pacientes acabam tendo sintomas como fraqueza, dificuldade de fala, perda de equilíbrio e alterações cognitivas. “A isquemia cerebral não só é uma causa de falecimento de muitas pessoas, como também de sequelas que podem impactar a sua qualidade de vida”, afirma Burjaili.


Tratamento


Na maioria dos casos, quando há a suspeita do quadro, é fundamental fazer avaliação e tratamento o mais rápido possível para tentar reduzir as consequências. O cuidado pode ser feito com medicamentos intravenosos ou cateterismo cerebral, no qual um cateter é usado para desobstruir as regiões afetadas, restaurando o fluxo de sangue e evitando a morte neuronal e perda permanente de funções.


“Em casos de isquemia que afetam uma área grande do cérebro, pode surgir um inchaço no local, o que eventualmente gera a necessidade de cirurgia para descomprimir a região. No caso de transformações hemorrágicas, ou seja, o sangue extravasar sobre regiões onde ele havia faltado, a cirurgia é também excepcionalmente indicada”, explica o neurologista.


A filha do político e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, afirmou nas redes sociais que o estado de saúde do pai é estável. “Levamos um susto muito grande. Meu pai tropeçou e caiu. Nós o levamos para um hospital, mas, graças a Deus, os exames já concluíram, e ele tá muito bem. Se Deus quiser, vai ficar bom logo, logo”, contou.


Fonte: Metrópoles

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page