top of page
Foto do escritorPortal Saúde Agora

Inimigos da camisinha: carteira, óleo inadequado e falta de ereção podem levar ao uso errado



O preservativo masculino tem duas funções: evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. Mesmo que as pessoas saibam disso, o uso da camisinha nas relações sexuais entre adolescentes caiu de 72,5% para 59% entre 2009 e 2019, como apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Um outro levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que o número de atendimentos de adolescentes meninos de 12 a 18 anos ao urologista é 18 vezes menor que o de atendimentos de meninas ao ginecologista da mesma faixa etária.

Para desmistificar o uso do preservativo masculino, o g1 conversou com o médico urologista Leonardo Seligra Lopes, andrologista titular da SBU-SP e diretor da Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (ABMSS). Leia, abaixo, perguntas e respostas sobre a camisinha masculina: O uso da camisinha masculina pode afetar a ereção? Não. Isso é um dos maiores mitos que a gente tem que combater, o uso da camisinha não afeta a ereção, não afeta a sensibilidade para a penetração, nem retardando e nem adiantando a ejaculação. A grande questão é que, às vezes, os homens ficam ansiosos com a relação sexual em si e o fator de ter esse tempo de parar para colocar o preservativo acaba trazendo um desconforto. Por isso que a gente diz que o processo de colocar a camisinha tem que fazer parte do jogo sexual. Qual o momento mais adequado para colocar o preservativo no pênis? É importante reforçar que o tamanho do pênis não muda em nada a se ter uma ereção ou não ou a ter uma boa relação sexual. A camisinha precisa ser colocada no momento máximo de ereção porque isso sim faz diferença. Se você coloca a camisinha só no começo ela pode ficar mal posicionada, frouxa, ou se você não estiver em total ereção ela não desenrola totalmente — aí que estão os riscos do mau uso do preservativo. ❗ Se a sua preocupação é só evitar a gravidez, é preciso reforçar que naquele primeiro líquido já sai espermatozoide. Existe algum risco na combinação de lubrificantes com o preservativo? Como as camisinhas são feitas de látex, os lubrificantes precisam ser sempre à base de água. É preciso tomar muito cuidado com qualquer lubrificante que seja à base de petróleo ou com aqueles muito perfumados, comuns em sex shops, e que a gente não sabe muito bem de onde vem — eles podem causar alteração na qualidade do preservativo, rachaduras, e perder a capacidade de proteção contra doenças ou gravidez. O que mais pode afetar a segurança da camisinha? Começa já no armazenamento. Guardar a camisinha na carteira nem sempre é tão seguro. Quando você guarda na carteira, você pode acabar corrompendo essa embalagem e perder aquele arzinho que fica dentro, podendo perder não só a qualidade do lubrificante como, eventualmente, há o risco de perfuração deste preservativo. Outro risco é deixar guardado ali e deixar vencer.

Outra atenção é abrir. Não abrir o preservativo com o dente, com a tesoura, com faca ou qualquer objeto pontiagudo. Quais são as camisinhas masculinas mais seguras? As de látex e as de poliuretano são as mais recomendadas. Quando você muda o tipo de preservativo, você vai perder as principais características, que é ele ser elástico e ao mesmo tempo continuar seguro ao ponto de não deixar que aperte muito o pênis e nem deixar que essa camisinha fique frouxa. O uso da camisinha masculina é indicado em todo tipo de sexo? Oral, genital, anal... Todo o tipo de sexo. Inclusive, o sexo oral na mulher também é importante que se use preservativo feminino. A gente tem que entender que o preservativo masculino tem uma falha importante que cobre somente o corpo do pênis, não cobre o períneo e nem o escroto. É preciso trocar de camisinha quando for mudar do sexo vaginal para o anal? Sim, a recomendação é que troque. O que você tem que pensar é que quando você está realizando o sexo anal ou vaginal, cada região tem a sua flora bacteriana normal que pode acabar sendo transmitida para outros locais e, assim, transmitir alguma doença. Então, quando está no sexo vaginal e vai trocar para o sexo anal, troca a camisinha. Fez o sexo oral? Troca a camisinha. Inclusive, no sexo oral, existe o risco de perfuração por causa de mordida, piercing ou algo assim. Como ter um sexo seguro com camisinha masculina e brinquedos eróticos? É importante lembrar que o próprio vibrador também precisa colocar preservativo, você pode transmitir uma doença sexualmente transmissível se você compartilhar um brinquedo. Se apenas a pessoa for usar o brinquedo, o vibrador, sem compartilhar com o parceiro ou a parceira, não tem problema nenhum, mas precisa ter certeza disso porque ali no calor da emoção isso nem sempre acontece. É possível usar camisinha feminina e camisinha masculina na mesma relação? É possível sim. Inclusive, isso é o mais recomendado. O que não é recomendado é usar dois preservativos masculinos ao mesmo tempo, isso não traz mais segurança, não. E quanto ao diafragma e ao DIU? Também não tem problema, nem diafragma, nem o DIU. Qual a melhor forma de armazenar o preservativo? Ambiente limpo, fresco e seco, como por exemplo, a gaveta da escrivaninha. Ao colocar na bolsa, cuidado com a chaves, presilhas ou objetos pontiagudos. O guia de tamanhos de preservativos é verdadeiro? Existem tamanhos porque o tamanho do pênis é variado, principalmente no Brasil onde tem uma miscigenação muito grande. Então é possível sim que se tenha tamanhos de pênis que se sintam mais confortáveis ou menos confortáveis conforme o tamanho da camisinha. Não necessariamente em relação ao tamanho, mas em relação a própria espessura, tem algumas que chamam de mais sensível por ser mais fina.


Fonte: G1

15 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page