Idoso curado do Covid-19 deixa hospital chorando e relata 'saudade de casa'; veja o vídeo


Um vídeo emocionante divulgado nas redes sociais do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), mostrou o momento em que o idoso identificado como Domingos deixou o Hospital de Urgência de Teresina. Ele foi diagnosticado com Covid-19, mas relatava um sintoma para as enfermeiras, quando perguntado se sentia alguma coisa: "saudades de casa".




No vídeo, Domingos finalmente reencontra a filha, depois de dias em uma das enfermarias do HUT. A enfermeira Samara Carvalho foi quem fez o registro, depois de uma semana de atendimentos ao paciente.

"Tchau, Seu Domingos, vá com Deus, Deus lhe abençoe", diz a enfermeira ao paciente. Ele, em meio às lágrimas, se despede depois de um abraço na filha.

Junto com o vídeo, a enfermeira relata que Domingos, durante os dias em que esteve internado, não tinha queixas respiratórias ou de outros sintomas relacionados à Covid. Contudo, um outro sintoma relatado pelo homem tocou a profissional: saudades da família. "Era o único sintoma que ele tinha: Saudades. Eu queria colocar isso no prontuário dele, mas claro, colocava apenas: Paciente sem queixas. Ao final do plantão, vinha pra casa e pensava: ‘Mas como sem queixas?? ’Saudades é um sintoma muito relevante", descreveu. Na despedida, mais emoção. Seu Domingos agradeceu todo o cuidado recebido dos profissionais de saúde.

"Eu disse: ‘Vá com Deus, Seu Domingos, Deus te abençoe.’E ele olhou bem nos meus olhos e disse: ‘Obrigado por tudo, sentirei saudades de você, mas uma saudade diferente, sabe?’. É claro que eu entendi e de olhos marejados respondi: ‘Sentirei saudades do senhor também’”⁣⁣⁣ ⁣. O prefeito Firmino Filho compartilhou o relato e disse que muita gente tem questionado as medidas impostas por decretos, na capital, de manutenção do fechamento do comércio. Ele respondeu: "A resposta não é tão fácil, mas se eu precisar simplificar, diria: Para permitir que gente como Seu Domingos possa voltar pra casa.⁣"

Atualmente, Teresina tem 2248 casos confirmados e já registrou 85 mortes pela Covid-19. Decretos determinam distanciamento social Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras. O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão. Prevenção, contágio e sintomas Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).


Fonte: G1

17 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Facebook
  • Instagram