Idoso com câncer espera por tratamento há nove meses no Rio



Um homem de 80 anos aguarda desde o início de 2020 por uma chance de iniciar o tratamento de um câncer no esôfago. Manoel Chaves espera pela primeira sessão de radioterapia no hospital Mario Kroeff, na Penha, na Zona Norte do Rio.


Iraci Gomes, esposa de Manoel, recebeu diagnóstico de mieloma múltiplo, que afeta o sangue e os ossos, no final do ano passado. Ela já vem sendo atendida no hospital Antônio Pedro, em Niterói, na Região Metropolitana. O filho do casal, Carlos, contou sobre as dificuldades no tratamento.

"Os dois estão passando por um tratamento contra o câncer. Quando existe um equipamento ou a condição de fazer o exame, são dois meses de espera, e essa é uma doença que não espera. O tempo não para", relatou ele. " Fica mais parecendo que nós estamos esperando não na fila do Sistema de Regulação, mas numa fila pro sistema como se fosse a fila da morte " O senhor Manoel Chaves também falou sobre o seu caso. "Tem mais de um ano que estou nessa situação, pelejando nesses hospitais públicos e ninguém faz nada" A secretaria de Estado de Saúde diz que Iraci Gomes não tem inscrição no SisReg, que seu Manoel tem três consultas registradas no sistema. Segundo a Secretaria, não há qualquer falta de exames.


Fonte: G1

4 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram