Hospital de MS pinta mural para homenagear pacientes e profissionais da luta contra o câncer



O Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA), em Campo Grande (MS), está com os muros diferentes nas últimas semanas de dezembro. O que antes era apenas uma parede cheia de pichações, agora virou uma homenagem a pacientes e funcionários do local, que veem suas fotos estampadas em artes que passam os três metros de altura.


De acordo com o presidente do hospital, Amilcar Silva Júnior, a obra é "uma forma de dizer obrigado a todos que se dedicaram nesse ano tão difícil". A ideia do HCAA é de trocar as fotos de três em três meses, sempre com imagens de profissionais e pacientes. Uma das primeiras homenageadas é a aposentada Edite Nunes Ledesma, que trata de um câncer de mama há três anos.

"Gratidão é o que eu mais tenho. Todo dia agradeço a Deus pelas enfermeiras que me cuidam, pelos médicos que já trataram de mim e só peço que Deus continue abençoando a todos do hospital por esse amor que demonstram com as pessoas", disse Edite, emocionada após ver o mural pela primeira vez.

Além dela, outro paciente e mais três profissionais do hospital ganharam fotos gigantes no mural, que são impressas e coladas, em um estilo de grafite chamado popularmente de "Lambe-lambe". A parceria do hospital foi realizada com os artistas Rafael e Leonardo Mareco, também moradores de Campo Grande. Segundo Sueli Lopes Teles, vice-presidente do HCAA, o mural já criou um clima de alegria e motivação dentro da unidade. "Incentivou os pacientes a não desistirem do tratamento e verem como são importantes para nós. Além disso, ajuda na humanização dos nossos colaboradores e do nosso hospital, para que todos se sintam amados e valorizados", afirma.

A maior prova é a alegria da Dona Edite, que havia acabado de sair de uma quimioterapia quando viu a homenagem. "Isso dá um ânimo para continuarmos, para não nos entregarmos.


Sabemos que a doença é terrível e mata, mas temos que lutar, pois a vida é mais bonita do que apenas nos entregarmos para o câncer", finaliza.


Fonte: G1

2 visualizações0 comentário