Um homem de 57 anos foi reconhecido pelo Guinness World Records como a pessoa que vive há mais tempo com um coração transplantado. O piloto de planador holandês Bert Janssen passou pela cirurgia para receber o órgão em 1984, quando tinha 18 anos e havia sido diagnosticado com uma cardiomiopatia.
As cardiomiopatia são as doenças cardíacas que afetam a capacidade muscular do órgão, levando ao seu enfraquecimento e perda de função. O transplante de coração é considerado o único recurso para casos graves.
“Fui diagnosticado aos 17 anos e logo entrei na lista de espera. Um ano depois, fui avisado que haviam dois corações disponíveis. Ser compatível com um deles me deu esperança de voltar a ter qualidade de vida, praticar esportes, trabalhar, me apaixonar, casar e, construir uma família”, disse Janssen, em entrevista à BBC News.
Atualmente, o piloto é casado, pai de dois filhos e expressa gratidão pelas pessoas que lhe permitiram seguir vivendo – especialmente seus familiares, os médicos e o doador do coração.
“É uma notícia fantástica saber que um dos nossos primeiros pacientes transplantados está vivo com tamanha plenitude e felicidade tanto tempo após o transplante”, afirmou o cardiologista Fernando Riesgo Gil, do hospital Harefield, na Holanda.
O médico lamentou o fato de muitas pessoas morrerem na fila de espera devido à escassez de doadores. Apena na Holanda, há 334 pessoas esperando por um coração.
Antigo recordista de tempo com transplante
O britânico Steve Syer era o antigo dono do recorde de pessoa a viver mais tempo com um transplante de coração. Ele viveu com o órgão por 38 anos até morrer, em 2022, aos 80 anos de idade.
Fonte: Metrópoles
Comments