Gatinho usa óculos para incentivar crianças com problemas de visão


Quase quatro anos atrás, Danielle Crull resgatou um gatinho perdido de uma floresta na Pensilvânia.


Agora, aquele gatinho corajoso está mudando centenas de vidas, ajudando crianças com problemas de visão a se sentirem mais confiantes quanto ao uso de óculos e tapa-olhos.


Truffles, agora famosa por seus óculos glamorosos — que variam dos cintilantes roxos ao seu par verde favorito — trabalha ao lado de sua mãe, uma oculista.


Crull dirige sua própria clínica, a Child's Eyes, em Mechanicsburg, onde seu foco principal são bebês, crianças pequenas e na escola primária.


Quando as crianças chegam — muitas com problemas oculares graves que exigem várias cirurgias, medicamentos e tratamentos —, muitas vezes ficam com medo de que algo se aproxime de seus olhos.


É quando Truffles vem em seu socorro.


“Ela é literalmente mágica com crianças pequenas”, disse Crull à CNN. "Demoro pelo menos meia hora para tentar conhecê-los, para que percebam que não sou algo a temer, e Truffles vem aos fundos como se soubesse exatamente quando preciso de sua ajuda."


Durante a consulta, Truffles pula bem ao lado da criança e inclina a cabeça dela para que Crull possa colocar um par de óculos. O humor muda instantaneamente, diz a oculista. Lágrimas se transformam em sorrisos e, de repente, aqueles óculos não parecem mais tão assustadores.


"A história que se repete é que uma pequena criança está chorando e a Truffles sai, e eu coloco os óculos nela, e eles imediatamente param de chorar e riem e colocam seus próprios óculos", disse Crull. "Isso acontece inúmeras vezes. E é tão doce todas as vezes."


Usar óculos é uma das coisas favoritas de Truffles. Muitas vezes ela adormece usando-os e se recusa a deixar Crull tirá-los. Todos os dias, de acordo com Crull, Truffles escolhe um de seus quase 20 pares de óculos exclusivos e anda feliz com eles.


"Se ela tivesse polegares, ela mesma os colocaria porque realmente os adora", disse Crull. "Ela pode tirá-los quando quiser, mas muitas vezes ela opta por não fazê-lo."


Fazendo a diferença


Para muitas pessoas, Truffles podem parecer nada mais do que um gatinho adorável que não se importa com um acessório ocasional. Mas ela é tudo para os filhos e pais cujas vidas ela impactou.


Uma dessas crianças é Joella Migliori, uma criança de cinco anos que nasceu com três anormalidades genéticas, incluindo atrofia da íris, quando alguém nasce sem camadas de sua íris, resultando em mudanças na visão.


Joella passou por 15 cirurgias antes dos seis meses de idade.


Quando ela tinha um ano, ela visitou o escritório de Crull e conheceu Truffles, que se tornou uma de suas melhores amigas e maiores apoiadoras.


"Você conhece os vídeos de crianças com aparelhos auditivos pela primeira vez? Essa é a experiência que Danielle e Truffles nos deram, quando Joella foi realmente capaz de ver pela primeira vez", disse Janette Migliori, a mãe de Joella, à CNN. "A primeira coisa que ela viu foi o gatinho, e isso mudou tudo para ela."


Há quatro anos, Joella visita Truffles regularmente, sempre que precisa de novos óculos ou ajustes. Todas as vezes, Truffles sai de óculos para brincar com ela.


"Nunca foi assustador para ela ir lá porque a gatinha estaria lá também", disse Migliori. "Joella tem vários compromissos 'doloridos', que é como os chamamos agora, e ela nunca quer ir, mas visitar Truffles é a única consulta que podemos ir onde ela não tem ansiedade."


Mas não foi só assim que Truffles ajudou Joella. O doce felino "lançou" uma campanha de arrecadação de fundos para a Children's Miracle Network, que ajuda a financiar o tratamento de milhões de crianças em todo o país.


Um desses hospitais é o Penn State Health Children's Hospital, onde Joella nasceu lutando por sua vida.


"Eles são como uma família neste momento", disse Migliori. "Eles estão arrecadando fundos para sua comunidade, e isso é realmente especial porque eles não tinham que fazer isso. Eles não apenas fazem seu trabalho, eles se preocupam com sua comunidade e isso significa muito para pais como eu."


Aumentar a conscientização sobre a ambliopia


A ambliopia — também conhecida como olho preguiçoso — é um distúrbio da infância em que as vias nervosas entre o cérebro e o olho não são estimuladas adequadamente, então o cérebro favorece um olho. A melhor maneira de tratá-lo é usar temporariamente um tapa-olho sobre o olho forte para ajudar a fortalecer o olho fraco.


"Usar um tapa-olho não é fácil para as crianças", disse Crull. "Uma coisa são os óculos, mas tapa-olhos são uma coisa totalmente diferente. É mais preocupação, mais medo, mais confusão."

Ter confiança para usar um tapa-olho não é um desafio fácil para as crianças. Mas Truffles está empenhada em garantir que as crianças se sintam confiantes o suficiente para usá-los.


Para fazer isso, Truffles usa seu próprio tapa-olho sobre um de seus muitos pares de óculos.


Desde então, centenas de pais de crianças com ambliopia entraram em contato com Truffles no Instagram com palavras emocionantes de gratidão.


Uma dessas crianças é Annie, uma jovem que regularmente envia mensagens a Truffles para falar sobre o que ela sente quando precisa usar um tapa-olho.


"A Truffles faz com que as crianças se sintam mais confiantes sobre o uso de adesivos, e isso é algo que me apaixona", disse Crull. "Isso tem um impacto real na vida dessas crianças todos os dias."


Fonte: CNN

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo