No dia-a-dia, muitas vezes praticamos atividades físicas quando é possível, em meio a outros afazeres. No entanto, um estudo realizado pela Universidade de Manchester indica que ter um horário padrão de exercício e descanso ajuda a manter a saúde dos ossos, melhorar o desempenho e evitar lesões.
O trabalho, publicado na Nature Communications, foi feito com ratos, mas, para os cientistas, há uma alta probabilidade de que a cartilagem humana e os discos intervertebrais - que têm propriedades fisiológicas muito semelhantes - respondam de maneira comparável.
Os ritmos diários no comportamento e na fisiologia dos mamíferos são gerados por um sistema circadiano que se sintoniza com elementos do ambiente, como luz e alimentação. Há um relógio biológico “central”, o do cérebro, mas outros órgãos e sistemas também têm seu próprio ritmo baseado num sistema de descanso e vigília.
Há tempos os cientistas sabem que o desalinhamento entre o relógio biológico do cérebro e de outros órgãos pode aumentar o risco de patologias e doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Mas, até agora, muito pouco se sabia sobre a relação entre os relógios da cartilagem articular – que não tem nervos nem fornecimento de sangue.
“Não apenas identificamos que o desalinhamento entre os relógios da cartilagem e dos discos intervertebrais e nosso relógio central no cérebro pode ocorrer através do exercício em um momento inadequado, mas também descobrimos o mecanismo pelo qual isso acontece e que os relógios esqueléticos podem ressincronizar-se com os padrões diários de atividade física”, afirmou o professor Qing-Jun Meng, autor sênior e especialista em relógio biológico da Universidade de Manchester, em comunicado.
O autor principal do estudo, Michal Dudek, explica o sistema: Enquanto estamos em pé e nos movimentando durante o dia, a água é expelida dos discos intervertebrais em nossa coluna, bem como da cartilagem nos quadris e joelhos, tornando-nos um pouco mais curtos no final do dia.
Assim a mesma quantidade de minerais é dissolvida em menos água, então a concentração real aumenta. As células percebem essa mudança e sincronizam os relógios dentro desses tecidos esqueléticos. A água volta à noite, quando descansamos, e a concentração diminui. Assim, para garantir o maior equilíbrio entre os relógios biológicos, mais segurança para a atividade física e melhore desempenho, o ideal é fazer o exercício mais ou menos no mesmo horário diariamente.
Fonte: O Globo
Comments