Faustão: saiba o que é insuficiência cardíaca e o que pode provocá-la
- Portal Saúde Agora
- 18 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

O apresentador Fausto Corrêa da Silva, o Faustão, de 73 anos, está internado Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o sábado (5/8), para tratamento de compensação de insuficiência cardíaca. Em nota, o hospital informou que Faustão encontra-se estável e em cuidados intensivos.
Segundo o cardiologista Fernando Augusto Alves da Costa, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, existem dois tipos de insuficiência cardíaca. “O primeiro é um dano no coração que provoca o aumento de tamanho e reduz a sua função. Já o segundo, é a redução da capacidade dilatação normal do órgão, o que deixa ele endurecido”, alerta.
O corpo possui diferentes tipos de mecanismo para compensar a insuficiência cardíaca, como:
Resposta hormonal
Na tentativa de manter o fluxo ideal de sangue no corpo, o organismo pode liberar e aumentar a produção de hormônios, como adrenalina e noradrenalina. Eles podem fazer com que o coração trabalhe de forma mais intensa. A longo prazo, o órgão deixa de responder à resposta hormonal.
Resposta renal
Outra forma do corpo tentar compensar a insuficiência cardíaca é o aumento da quantidade de sal e água retidos pelos rins. Em vez de serem eliminadas pela urina, as substâncias aumentam o volume de sangue na corrente sanguínea e mantém a pressão sanguínea. Entretanto, a resposta renal também pode estender o músculo cardíaco.
Compensação de tamanho
Outro mecanismo fundamental para compensação é quando as paredes musculares dos ventrículos do coração engrossam, um processo conhecido como hipertrofia ventricular. Isso acontece quando o coração precisa trabalhar com mais força, como em situações de maior demanda física.
Em uma comparação simples, é o que ocorre nos músculos do braço, como o bíceps, quando são treinados intensamente com pesos por vários meses.
Sinais e sintomas da insuficiência cardíaca
“As insuficiências cardíacas podem ser provocadas por infarto agudo do miocárdio, doença de Chagas, doenças infiltrativas do músculo cardíaco, hipertensão, diabetes, doenças reumáticas e/ou o envelhecimento. São fatores que podem reduzir a capacidade do coração em inflar corretamente e reduzir sua capacidade de funcionamento”, destaca Costa.
A insuficiência cardíaca pode se apresentar alguns com sintomas, por exemplo:
Falta de ar;
Fadiga;
Inchaço nas pernas;
Indisposição para tarefas simples.
Fonte: Metrópoles
Opmerkingen