Fala durante o sono? Veja possíveis causas e como resolver


 
 

Se seu parceiro contar que você fala durante o sono, ele pode estar certo. Mais de dois terços das pessoas irão falar dormindo durante a vida, afirma um estudo publicado na "Sleep Medicine".


Falar enquanto dorme é um distúrbio de parassonia chamado "somniloquy" (ou fala de sono), e os especialistas não sabem exatamente por que isso acontece, afirma o Dr. Kannan Ramar, professor de medicina na Clínica Mayo em Rochester, Minnesota.


"Alguns episódios de fala noturna podem durar 30 segundos e só acontecem de vez em quando, enquanto outras pessoas relatam essas manifestações por um período mais longo e mais frequentemente dentro de um período de sono", disse Rebecca Robbins, cientista do sono no Hospital Brigham & Women's e instrutora de medicina na Harvard Medical School.


A genética ou o aumento do consumo de álcool pode desempenhar um papel nestes casos, disse ela. Outro fator importante é o estresse excessivo, acrescentou Ramar. "Como a ansiedade pode contribuir para que a fala noturna, alguns podem expressar seus sentimentos, preocupações ou refletir sobre seu dia".


A conversa pode variar de algumas palavras sem sentido a frases completas, e normalmente é inofensiva, disse Robbins.


Os pesquisadores analisaram os padrões de conversa no sono de mais de 230 indivíduos e descobriram que a palavra mais comum era "não". O estudo, que foi publicado na revista "Sleep", também descobriu que quase 10% das pessoas xingavam enquanto dormiam.


Pessoas imaginárias


O estudo também afirma que as pessoas faziam uma em suas falas noturnas para deixar uma pessoa imaginária falar com elas antes de responder. Isto mostra que o cérebro adormecido pode funcionar em um nível elevado, disse Robbins. Embora seja incomum, há alguns casos em que você pode confessar algo enquanto está dormindo, complementou.


A maioria das pessoas tende a formar sentenças mais coerentes nos dois primeiros ciclos de sono, apontou Ramar. Nos dois segundos ciclos, as pessoas tendem a fazer menos sentido.


Quando as pessoas acordam, elas raramente lembram que conversaram durante o sono, observou o especialista. Muitas vezes elas confiam em seu parceiro para dizer-lhes se conversaram enquanto dormiam.


Como evitar falar durante o sono


A fala durante o sono é geralmente inofensiva e não está ligada a nenhum problema mental ou físico, disse Robbins. Ela sugeriu que as pessoas falassem sobre seu sono conversando com seu parceiro.


Se você achar que seu parceiro continua acordando devido a sua conversa, modificar seu estilo de vida para incluir menos álcool e mais horas de sono poderia ajudar, afirmou Robbins. Também é importante encontrar maneiras de reduzir o estresse, acrescentou ela.


Ramar disse que as pessoas não deveriam beber cafeína à tarde, e que deveriam tentar dormir e acordar em horários semelhantes para regular sua energia.


Se estas dicas não funcionarem, Robbins recomenda que as pessoas consultem um especialista em sono para que possam conduzir uma gravação do sono durante a noite, a fim de melhor analisar e resolver a situação.


Fonte: CNN

10 visualizações0 comentário