top of page

Ex-subsecretário de Saúde do DF deixa a Papuda após habeas corpus do STJ



O ex-subsecretário de Saúde do Distrito Federal Eduardo Hage deixou o Complexo Penitenciário da Papuda na noite desta terça-feira (13/10). Preso pela Operação Falso Negativo, ele deixou a prisão por volta de 21h30 após habeas corpus concedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) .

O ex-gestor da pasta e outras 14 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDF) por organização criminosa, fraude à licitação e peculato, entre outros crimes.


STJ


A juíza titular da 5ª Vara Criminal de Brasília, Ana Cláudia de Oliveira Costa Barreto, não fixou medidas cautelares a Eduardo Hage e conferiu “liberdade incondicionada” ao réu.


Hage foi preso pela 2ª vez no âmbito da Operação Falso Negativo, no dia 25 de setembro de 2020. Entre oito ex-gestores da pasta que foram presos, ele é o único que obteve decisão para sair da cadeia.


A magistrada entendeu que, como o STJ declarou a prisão manifestamente ilegal, se estabelecesse medidas cautelares, poderia cometer uma segunda ilegalidade.

“Tendo sido o caso de relaxamento da prisão, por manifesta ilegalidade, o que não se confunde com a revogação da prisão, não há alternativa senão conferir liberdade incondicionada ao representado. Tal solução é necessária diante do teor do dispositivo e também da fundamentação que o subsidia, devendo o ‘decisum’ ser interpretado do modo mais favorável ao paciente, em observância ao princípio ‘in dubio pro reo'”, assinalou a magistrada.

Defesa

O advogado de Eduardo Hage, Marcelo Moura, disse que “mais uma vez, fez-se justiça”. “A prisão se amparava na interpretação equivocada de diálogos incompletos e fracionados apontados pelo MPDFT na denúncia enviada à 5ª Vara Criminal do TJDFT. Assim, emprestava-se falsa gravidade a condutas absolutamente lícitas e em fatos que não constituem crimes”, afirmou.


A defesa reforçou que Eduardo Hage “não praticou crime algum. “E a sua liberdade não representa, obviamente, qualquer risco para a ordem pública. A restituição de sua liberdade plena corrige novamente o rumo do processo. Confiamos na digna juíza da 5ª Vara Criminal e estamos certos de que a inocência de Eduardo Hage será confirmada no curso do processo”, pontuou.


Acusação

De acordo com a denúncia remetida à Justiça, Eduardo Hage, na função de Subsecretário de Vigilância à Saúde, articulava com o denunciado Jorge Chamon, então diretor do Laboratório Central (Lacen), a confecção de projetos básicos para contratações desnecessárias.


Os contratos, segundo os promotores, eram “voltados apenas a desviar vultoso montante de dinheiro público”. Hage também é apontado como a autoridade responsável pela aprovação dos projetos básicos.


A denúncia diz ainda que o ex-subsecretário também possuía contato direto com as empresas privadas. “Conversas em aplicativo analisadas demonstraram que ele foi a pessoa quem recebeu a minuta do projeto básico elaborada por Roberta Cheles, representante da Biomega, que futuramente se sagraria vencedora da contratação direta”, afirmam os promotores.


Fonte: Metrópoles

8 visualizações0 comentário
bottom of page