top of page

Evento promove discussão sobre saúde mental dos bancários

Nesta quarta-feira (25), a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) promove o I Seminário sobre Saúde Mental dos Trabalhadores da Caixa.

O seminário é consequência do resultado das pesquisas Saúde do Trabalhador da Caixa 2018 e Realidade do Trabalhador da Caixa 2019, encomendadas pela entidade para mapear a real situação dos empregados da Caixa Econômica Federal.

Nos bancos, depressão, ansiedade e suicídio estão presentes de forma preocupante. A natureza do trabalho do bancário historicamente levou a categoria ao adoecimento mental. Sujeitos a sobrecarga e a um modelo de gestão que estimula a pressão por produtividade e o assédio moral, transtornos psicológicos e emocionais são os mais comuns entre os trabalhadores.

No mês Mundial de Prevenção do Suicídio, o evento discute um problema que mata mais de 800 mil pessoas por ano, uma morte a cada 40 segundos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A programação do evento começa às 9h e contará também com a participação da ergonomista e ex-técnica da Fundacentro Cristiane Queiroz, do psicólogo e professor da UFSCAR, Eduardo Pinto e Silva e do administrador de empresas, Marcelo Finazzi, autor do livro Patologia da solidão: o suicídio dos bancários no contexto da nova organização do trabalho.

Na ocasião, a pós-doutora, psicóloga e professora da UnB, Ana Magnólia Mendes, vai apresentar projeto de prevenção ao adoecimento mental na Caixa. O projeto faz parte das ações da campanha “Não Sofra Sozinho”, iniciativa para conscientizar e alertar para os altos índices de suicídio e adoecimento mental dos trabalhadores da Caixa. Além de incentivar a prevenção, a campanha também busca despertar a solidariedade e fomentar o debate acerca do tema.

Serviço:

Local: San Marco Hotel – SHS – Quadra 5, Bloco C – Brasília

Data: 25 de setembro de 2019

Coordenação: Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa – FENAE

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2kBZIUm

Website: https://www.fenae.org.br/portal/fenae-portal/seminario-saude-mental/

Fonte: UOL

7 visualizações0 comentário
bottom of page