Estudo revela como o Homem-Aranha e outros 4 heróis envelheceriam


 
 

Durante a pandemia, a pesquisadora Ruth Hubbard, da Universidade de Queensland, na Austrália, teve uma ideia diferente de estudo científico. Mãe solo com três crianças, ela passou boa parte do lockdown assistindo filmes de super-heróis da Marvel. Depois de ver uma propaganda mostrando os efeitos do tempo nos protagonistas, decidiu analisar como a rotina de exercícios misturada com grandes explosões e risco constante de vida podem influenciar o envelhecimento.


Ruth, que é especialista em geriatria, e sua equipe estudaram os estilos de vida de cinco personagens – Viúva Negra, Homem de Ferro, Pantera Negra, Homem-Aranha e Hulk – para o levantamento. A pesquisa foi publicada na revista científica BMJ, na edição de Natal.


“A mensagem principal é que cada um de nós tem o ‘poder’ de influenciar a maneira como envelhecemos”, contou a cientista, em entrevista à CNN Internacional. Segundo ela, fatores como exercício regular, dieta saudável, compromissos sociais, não fumar, controlar o álcool e evitar lesões na cabeça são fundamentais.

Confira o que o estudo descobriu sobre o envelhecimento dos super-heróis


Homem de Ferro

Por ser bilionário e morar em uma área urbana, Tony Stark teria acesso fácil aos serviços de saúde conforme os anos se passam. Considerado um gênio, o exercício mental também diminuiria o risco de demência.


Os pesquisadores consideram que o relacionamento romântico com Pepper Potts é positivo para o envelhecimento do super-herói, já que relações sociais são importantes para o bem estar, e ele deixou a vida de playboy, regada a álcool, para trás.


Em contrapartida, a exposição à radiação, o estresse pós-traumático, as mudanças gravitacionais conforme ele voa e as muitas lesões causadas pelas lutas podem aumentar as chances de perda óssea e desenvolvimento de câncer.


Pantera Negra

Como soberano do país mais avançado tecnologicamente do mundo, T’Challa teria acesso a cuidados de saúde de primeira linha, que são fundamentais para o envelhecimento saudável. Os pesquisadores acreditam ainda que os habitantes de Wakanda parecem ser todos vegetarianos, o que reduz as chances de obesidade e doenças cardíacas e metabólicas.

Os cientistas não conseguiram concluir se a poção à base de plantas consumida pelo super-herói é positiva ou não — apesar de parecer aumentar as capacidades físicas e mentais de T’Challa, o uso de drogas pode ter efeitos adversos a longo prazo.


Viúva Negra

A Viúva Negra foi considerada uma das personagens que corre maior risco ao envelhecer, pois seu passado pode influenciar negativamente sua saúde. Natasha Romanov foi treinada para ser uma assassina desde a infância, perdendo fases importantes de seu desenvolvimento e passando por grandes níveis de abuso e negligência.


A super-heroína também passou por uma esterilização forçada, que está ligada a várias doenças quando feita ainda na juventude.


Hulk

Os pesquisadores acreditam que Bruce Banner tem um problema cardíaco, já que se transforma em Hulk quando seus batimentos aumentam, o que acontece com frequência. O super-herói diz sentir raiva o tempo inteiro, e este tipo de sentimento pode se tornar mais frequente com a idade.


Ele também tem um IMC bastante alto, uma condição relacionada a doenças crônicas e que traz dificuldade para encontrar atendimento médico específico.


Homem-Aranha

O mais jovem entre os heróis analisados também tem a melhor expectativa de vida, de acordo com os cientistas. Sua força, flexibilidade e agilidade causadas pela picada de uma aranha radioativa são positivas para a saúde, e sua relação com a Tia May e os outros super-heróis que formam os Vingadores é benéfica para o desenvolvimento do cérebro.


Trailer de Homem-Aranha 3 bate recorde e supera Vingadores: Ultimato

Porém, como ele age normalmente à noite, os pesquisadores acreditam que Peter Parker não dorme o suficiente para um adolescente, o que pode trazer problemas de saúde a longo prazo.


Fonte: Metrópoles

7 visualizações0 comentário