top of page

Estudantes do 1º ano criam livro de receitas com comidas saudáveis em Ribeirão Preto

Ser criança é também escutar diariamente dos pais o que se deve ou não deve comer – para assim desenvolverem um paladar que seja apurado, mas principalmente que faça bem para a saúde. Na Escola Concept, em Ribeirão Preto, esse processo se deu ao contrário: foram as crianças que disseram quais alimentos traziam benefícios e criavam melhores hábitos alimentares. O processo, claro, foi parte de uma vasta iniciativa pedagógica, e acabou transformado em um divertido livro de receitas – desenvolvido e ilustrado pelos próprios alunos do 1o ano da escola.

O propósito de fundo era estudar o corpo humano, seus órgãos e funções, a partir dos nossos hábitos alimentares – desde a infância até a fase adulta. Diante da importância de proteínas, vegetais, fibras e tantos outros componentes de nossos alimentos, a ideia era que os alunos entendessem os benefícios de uma dieta balanceada e completa, e o efeito disso sobre nosso corpo e nossa saúde.

A iniciativa utilizou um quebra-cabeça do corpo humano, para estudar os diversos sistemas e atividades internas, além da importância de cuidados, não só com a alimentação, mas também com a higiene bucal, por exemplo, entre outros.

Quando esse processo pedagógico foi levada à Oficina de Escritores também adotada pela escola em todas as suas turmas foi que o livro de receitas nasceu.

Detalhe da capa do livro

Escrito em inglês e português e intitulado “How Can We Eat Better?” (Como podemos comer melhor?), o livro foi desenvolvido em colaboração entre a escola, os alunos e as famílias, com ilustrações das crianças e receitas simples e saudáveis, juntando as preferências dos alunos com as necessidades de nossa saúde.

Fonte: Hypeness

4 visualizações0 comentário
bottom of page