top of page

Estados Unidos pagarão construção de hospital de campanha no Maranhão



O governo do Maranhão anunciou nesta quinta-feira (16/7) que o governo dos Estados Unidos irá pagar a construção de um novo hospital de campanha para auxiliar no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. O espaço será instalado na cidade de Bacabal, que fica a 250 quilômetros da capital São Luís. Até a última atualização, Bacabal tinha registrado 2.724 casos confirmados e 33 óbitos pela covid-19. 


O governo americano doará toda a estrutura do hospital, como macas, aparelhos de ar condicionado e geradores de energia. Além disso, a parceria prevê ainda que o fornecimento de insumos, como os equipamentos de proteção individual (EPIs) e material de limpeza hospitalar para essa unidade, pelos EUA. O espaço terá cerca de 40 leitos para reforçar o atendimento dos pacientes da região.

A parceria foi feita através de videoconferência com o Consulado dos EUA o Brasil e o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, esteve à frente das negociações. “Por intermédio do secretário Simplício Araújo obtivemos uma doação do governo dos Estados Unidos para nos auxiliar com a montagem de mais um hospital de campanha”, confirmou o governador Flávio Dino (PCdoB) em entrevista coletiva nesta sexta (17/7). 

No Maranhão já existem quatro hospitais de campanha sob a gestão estadual. Na coletiva realizada mais cedo, Dino explicou porque esta nova unidade será construída só agora. “Primeiro que a doação veio agora e nós temos o coronavírus no nosso país e no estado e continuamos a cuidar da nossa rede de saúde. Vamos abrir novas unidades e serviços que vão servir para o novo coronavírus. E se a ciência achar a solução, vamos dar outras utilidades e outros usos”, afirmou.

A taxa de ocupação de leitos da rede do estado, incluindo os hospitais de campanha, é de 56,52% nas UTIs destinadas a pacientes com covid e de 26,64% em leitos clínicos. No Maranhão, até quinta-feira (17/7), havia registro de 104.126 infecções e 2.608 óbitos pela doença.


Fonte: Correio Braziliense

8 visualizações0 comentário
bottom of page