top of page

ESPECIAL #ÉFakeNews? | A notícias falsas mais bizarras sobre o coronavírus



Volta e meia surgem na internet as histórias mais fantasiosas sobre a Covid-19. De teorias da conspiração a remédios milagrosos, é importante ficar atento às informações recebidas nas plataformas digitais, pois a maioria não passa de #FakeNews.


Aqui listamos algumas das mais bizarras notícias falsas relacionadas ao coronavírus, e que já foram desmentidas pela Agência Lupa. Confira:


O paciente zumbi



Em Janeiro, circulou o relato falso de que um paciente teria atacado e mordido a jugular de um médico nos Estados Unidos por causa da infecção por Covid-19. É, obviamente, uma notícia falsa, mas os zumbis estão na moda, então pegou.


Contágio por canibalismo



Uma teoria sobre a criação do Coronavírus veio de uma foto de um homem chinês segurando o que parece ser um feto em uma bancada de cozinha para comer. Na verdade a imagem era de uma performance feita em 2000 pelo artista chinês Zhu Yu.


Assalto à "boca armada"



Um post dizia que um assaltante de origem chinesa havia sido preso depois de usar a tosse contaminada como arma. A notícia falsa circulou, mas na verdade era um meme criado por um site humorístico dos EUA, que foi tirado do seu contexto original.


Sexo com morcegos



Aproveitando a onda de que o Coronavírus tinha se espalhado através dos animais para humanos, um site indiano de humor dúbio publicou que o primeiro paciente da Covid-19 teria contraído o vírus após ter relações sexuais com morcegos.


Sangue de serpente



Um vídeo que viralizou em abril afirmava que fuzileiros navais dos estados unidos treinados na Tailândia teriam sido obrigados a beber sangue de cobra, que é predadora de morcegos, para se infectarem com covid-19 e transmitir a outros.


Comemoração adiada



Um relato dizia que um homem havia se curado do Coronavírus e deixado o hospital. A família, para comemorar a boa notícia, disparou vários tiros, e um deles acabou atingindo o desafortunado, que teve de ser internado novamente. O caso realmente aconteceu, mas não teve relação com a doença.


Mortes inventadas



Outra notícia falsa dizia que hospitais dos EUA estariam usando manequins como se fossem pessoas mortas pela covid-19. A "prova" seriam fotos mostrando em detalhes os bonecos de plástico ao lado de equipes médicas. Na verdade as imagens são de um vídeo educacional sobre ventilação mecânica.


Cochilo fatal



Segundo uma publicação que viralizou na Malásia, o funcionário de um crematório em Nova York teria ido tirar uma soneca na maca após um dia exaustivo por conta do grande número de mortes por covid-19. Um colega de trabalho, sem perceber que ele estava dormindo, teria cremado o homem vivo.


Caminhão suspeito



Um caminhão com a imagem de Anúbis, deus egípcio da morte, deveria ser motivo de preocupação, segundo um post falso. O veículo, que anunciava testes da covid-19, na verdade estaria infectando as pessoas e implantando chips. Tudo mentira.


Curtiu esse post? Encontre-nos também no Instagram e Facebook!

47 visualizações0 comentário
bottom of page