Entenda como a cerveja pode ser benéfica à saúde


 
 

Nesta sexta-feira comemorou-se o 'Dia Mundial da Cerveja', bebida queridinha por muitos brasileiros. O que talvez a maioria das pessoas não saibam é se ela fornece benefícios à saúde.


"Segundo estudo de Di Castelnuovo e colaboradores, publicado em 2002, o consumo moderado de cerveja reduziu em 21% o risco de doença coronária, em 33% o risco do AVC 26% ."A Dra. Nicolle, cardiologista do esporte diz que o ideal são dois copos para homens e um para mulher ao dia. A médica destaca que caso o indivíduo já possua alguma alteração em colesterol ou glicemia a cerveja não é recomendada.


Essa regra vale também para quem sofre com doenças hepáticas, pois dessa maneira a bebida não entrará como benefício. Cerveja é uma bebida alcoólica feita de grãos, como cevada, trigo ou centeio, que foi fermentada com fermento.


É aromatizada com lúpulo, que dá um ótimo sabor, uma vez que tendem a ser amargas, equilibrando a doçura do açúcar e dos grãos. Algumas variedades de cerveja também são aromatizadas com frutas ou ervas e especiarias .


De acordo com a Adriana Stavro, nutricionista funcional e fitoterapeuta, o teor de álcool da cerveja é geralmente de 4 a 6%. No entanto, pode variar de muito fraco (0,5%) a excepcionalmente forte (40%). Os principais tipos de cerveja incluem stout, soft, cerveja de trigo e a cerveja mais popular, lager. Os diferentes estilos de cerveja são produzidos quando os cervejeiros variam os grãos, os tempos de fermentação e os condimentos que usam.


Quantas calorias tem um copo de cerveja?


"As calorias de uma cerveja dependem de quanto de álcool é colocado, do tipo da cerveja e claro, quantidade de carboidratos. Abaixo estão os cálculos para uma porção de 355 ml de cerveja normal, com teor de álcool de aproximadamente 4% Calorias: 153 Álcool: 14 gramas Carboidratos: 13 gramas.


É importante observar que as cervejas com maior teor de álcool também contém mais calorias. Isso ocorre porque o álcool possui cerca de 7kcal/g. Isso é mais que carboidratos e proteínas (4kcal/g)", explica Adriana Stavro.


Quem não pode tomar cerveja?

  • Pessoas que ingerem qualquer medicamento que tenha interação com o álcool

  • Indivíduos que vivem com uma condição médica que pode ser agravada pelo álcool

  • Grávidas, mulheres que amamentam ou que estejam tentando engravidar

  • Indivíduos celíacos ou intolerantes ao glúten

Existe alguma regra para o consumo consciente?


O álcool entra na corrente sanguínea através do estômago e do intestino delgado. Se seu estômago estiver vazio quando começar a beber, o álcool entrará em sua corrente sanguínea mais rapidamente. Portanto, o ideal é comer antes do primeiro gole. E mais:

  • Beba muita água. Antes, durante e depois de beber

  • Não misture álcool com bebidas açucaradas ou energéticas.

  • Evite lanches salgados, eles farão você ficar com sede e provavelmente beberá mais. Muitos se queixam que após tomar cerveja se sentem inchados. Por que ela causa essa sensação e como evitar?

"O inchaço é um dos efeitos mais comuns que o consumo de bebida alcoólica pode ter no corpo, pelo fato de ser considerado uma substância inflamatória, e ela pode ser agravada pelos ingredientes misturados na bebida, que resultam em gases , desconforto e mais inchaço.


Também é possível notar alteração no rosto, que geralmente é acompanhado de vermelhidão. Isso acontece porque o álcool desidrata. Quando o corpo está desidratado, a pele e os órgãos vitais tentam reter o máximo de água possível, causando inchaço no rosto e em outras partes", finaliza a nutricionista.


Fonte: Terra

8 visualizações0 comentário