top of page

Entenda a doença de Lyme, que afeta o cantor Justin Bieber

Justin Bieber revelou na última quarta-feira (8) que tem doença de Lyme e passou por um caso grave de mononucleose. O cantor fez um desabafo no Instagram sobre críticas à sua aparência e sugestões de que ele estaria usando drogas.

“Eles não perceberam que fui diagnosticado recentemente com a doença de Lyme. Não apenas isso, mas também tive um caso sério de mono crônica que afetou minha pele, função cerebral, energia e saúde geral”, escreveu.

A doença de Lyme é uma infecção causada pela bactéria Borrelia burgdorferi e transmitida pela picada de carrapatos. Os especialistas não sabem se essa bactéria existe aqui no Brasil.

“Por aqui, nunca foi possível isolar essa bactéria do sangue dos pacientes. Todos os casos vieram de fora [do país]”, diz o infectologista Marcos Vinicius da Silva, professor da PUC – SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Os sintomas da infecção são febre, dores nas articulações, mal-estar geral, falta de vontade para realizar atividades do dia a dia, ausência de apetite e lesões na pele. “Na maioria dos casos ocorrem manchas vermelhas que são migratórias (se espalham pelo corpo). Elas aparecem e desaparecem”, destaca o médico.

Quadros como o de Bieber, em que a doença afeta o funcionamento do cérebro, não são maioria, de acordo com Silva. “Pode acontecer desde encefalite [inflamação do cérebro] até paralisias”, acrescenta.

Se a doença de Lyme não for tratada, ela pode ser curada espontaneamente ou se tornar crônica. Nesse estágio os riscos neurológicos são maiores, segundo o infectologista.

O tratamento é feito com antibióticos que variam de acordo com a forma da doença e os sintomas do paciente.

Existem duas formas de realizar o diagnóstico: por meio do isolamento da bactéria causadora da infecção ou da detecção de anticorpos no sangue. “São utilizadas técnicas de biologia molecular para caracterizar a presença”, explica o especialista.

A doença é mais comuns nos Estados Unidos, Canadá e no leste do Europa. “Na periferia de Boston [cidade do estado norte-americano de Massachusetts] existem muitos casos”, exemplifica.

Durante a primavera e o outono o risco de transmissão da infecção é maior por causa do aumento da quantidade de carrapatos.

Curiosidade

A doença de Lyme foi descoberta em 1976 e recebeu esse nome por haver muitos casos na cidade de Lyme, em Connecticut, nos Estados Unidos. Ela é a infecção transmitida por insetos mais comum no país, de acordo com o Manual Merck de Diagnóstico e Tratamento.

Fonte: R7

13 visualizações0 comentário
bottom of page