top of page

Em lágrimas, primeira-ministra da Dinamarca se desculpa por morte de visons


 
 

Enxugando as lágrimas, a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, se desculpou pessoalmente nesta quinta-feira (26) por permitir a morte de milhões de visons mantidos em criadouros para evitar o espalhamento de uma mutação do novo coronavírus.

A chefe do governo visitava uma fazenda de visons no município de Kolding. Foi lá onde todos os mamíferos dessa espécie foram abatidos apesar de estarem saudáveis — algo que o Executivo não tinha direito legal de fazer, como demonstrado posteriormente (leia mais no fim da reportagem). "Não tenho problemas em me desculpar pelo curso dos acontecimentos, já que erros foram cometidos", disse Frederiksen à TV2. Visivelmente emocionada, a primeira-ministra parou várias vezes para enxugar as lágrimas, ressaltando que é importante lembrar que a culpa não é dos criadores. "É por causa do coronavírus, e espero que possa haver um pouco de luz no fim do túnel para os criadores de visons dinamarqueses neste momento", acrescentou. Morte de visons No início de novembro, a Dinamarca, o maior exportador mundial de peles desses mamíferos, anunciou que mais de 15 milhões de visons do país seriam sacrificados depois que foi descoberto que uma mutação do coronavírus neles poderia prejudicar a eficácia de vacinas futuras.

No entanto, dias depois, o governo teve que reconhecer que não tinha base jurídica suficiente para ordenar essa medida. Mesmo assim, de acordo com o último balanço, mais de dois terços dos entre 15 e 17 milhões de visons que se estima ter no país, já foram sacrificados. O então ministro da Agricultura, Mogens Jensen, se desculpou e renunciou na semana passada. Após a renúncia, o Ministério da Saúde concluiu que a ameaça potencial às vacinas humanas estava "muito provavelmente extinta", pois não houve mais casos de animais ou humanos infectados por essa versão do vírus.


Fonte: G1

3 visualizações0 comentário
bottom of page