top of page

Em dúvida sobre contar um segredo? Veja o que é melhor para sua saúde



Se o seu parceiro se ajoelhar para te pedir em casamento ou você receber uma ligação com a oferta de emprego que tanto cobiça, sua inclinação pode ser gritar para o alto e falar para todo mundo ou correr para as redes sociais. Porém, uma nova pesquisa sugere que guardar segredos positivos para si mesmo pode ter um efeito “energizante”.


O estudo, publicado na edição de novembro do The Journal of Personality and Social Psychology: Attitudes and Social Cognition, incluiu cinco experimentos com um total de 2.800 participantes entre 18 e 78 anos.


Numa experiência, os participantes receberam uma lista de 38 tipos de notícias pessoais positivas, como um novo romance, uma próxima viagem ou a possibilidade de pagar alguma dívida. Em média, as pessoas relataram que estavam vivenciando cerca de 15 fatos positivos dessa lista, das quais cinco a seis não haviam contado a ninguém.


Os participantes foram então designados aleatoriamente para refletir sobre uma experiência da qual haviam conversado com outras pessoas ou sobre uma experiência que estavam mantendo em segredo. Aqueles que refletiram sobre boas notícias secretas relataram que se sentiram muito mais “energizados” do que aqueles que pensaram em notícias boas que já tinham compartilhado com outras pessoas.


“Essa energia é algo mais psicológico, mais parecida com a sensação que você tem quando está profundamente envolvido em alguma coisa”, afirma Michael Slepian, professor associado de negócios na Universidade de Columbia, autor de “The Secret Life of Secrets” e pesquisador principal do estudo.


“A investigação afirma a nossa compreensão da ciência dos segredos, que até agora se concentrou nos efeitos prejudiciais”, disse Andreas Wismeijer, professor de psicologia na Universidade de Tilburg, na Holanda, que também estudou segredos, mas não trabalhou no artigo. “Se você mantiver as informações em segredo simplesmente porque deseja e sua escolha refletir seus valores e convicções pessoais, este estudo mostra que isso pode realmente ser benéfico”.


Nem todos os segredos são criados iguais


Muitas pessoas guardam segredos porque temem as consequências negativas de compartilhá-los. Segredos negativos — como uma mentira que você está escondendo ou um momento em que violou a confiança de alguém — tendem a nos esgotar, disse o professor Slepian. Num estudo anterior, ele descobriu que as pessoas que estavam preocupadas com um segredo importante notavam que as tarefas físicas exigiam mais esforço, como se o segredo as estivesse pesando e esgotando a sua energia. Segredos negativos também têm sido associados à ansiedade e a problemas de relacionamento.


Os segredos positivos, porém, não parecem ter esse efeito. Em vez disso, as pessoas parecem animadas por eles. Um fator pode ser que as pessoas muitas vezes têm motivações diferentes para guardar boas notícias para si mesmas.


“Você se sente realmente no controle sobre os segredos positivos”, disse Slepian, “e isso pode ser parte do que os faz sentir energizados”.


'Saborear' é importante


Slepian disse que sua nova pesquisa não deveria inspirar as pessoas a reter notícias positivas indefinidamente, embora os participantes do estudo tenham afirmado que manter um segredo positivo os fazia sentir-se energizados, independentemente de terem a intenção de compartilhá-lo. (Ele deu o exemplo de um hobby ou passatempo que lhe traz felicidade, mas que você não necessariamente deseja discutir com outras pessoas).


O pesquisador acredita que as descobertas se encaixam perfeitamente com a pesquisa sobre “saborear”, que mostrou que apreciar os prazeres do dia a dia — como o cheiro do ar quando você sai pela porta da frente — pode ajudar a trazer alegria e melhorar sua mentalidade.

Reservar um tempo extra para contar um segredo feliz que você planeja revelar — como uma gravidez desejada ou uma mudança emocionante na vida — pode ter efeitos semelhantes.


“Os eventos positivos tendem a se misturar”, disse Slepian. “Uma maneira de sair dessa situação e aproveitar as experiências positivas que todos nós temos é passar um pouco mais de tempo pensando sobre elas, refletindo sobre elas e aproveitando-as".

Fonte: O Globo

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page