top of page

Dormir mal pode fazer você achar as outras pessoas feias, diz estudo



A privação de sono não causa apenas prejuízos à saúde, ela também pode alterar a percepção que temos das pessoas ao nosso redor. É o que aponta um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia.


Publicado na revista Nature, o estudo contou com 45 voluntários jovens, com média de idade de 25 anos. Eles foram submetidos a testes que usavam um software de rastreamento para avaliar os movimentos de seus olhos enquanto faziam interações com outras pessoas.


Na primeira etapa, os participantes passaram uma noite acordados, sem dormir, antes do experimento. Na segunda etapa, eles puderam dormir 8 horas, antes de serem acompanhados no dia seguinte.


Resultados


Ao compararem os resultados, os cientistas perceberam uma diminuição entre a seis a dez por cento no tempo em que os voluntários fixavam o rosto de outras pessoas após a noite em claro.


Quando solicitados a avaliar rostos após uma noite sem dormir, os participantes foram mais severos com a aparência das pessoas. Também apresentaram percepções negativas como, por exemplo, a de que os rostos era menos confiáveis.

“A descoberta de que os sujeitos privados de sono em nosso experimento classificaram rostos zangados como menos confiáveis ​​e os de aparência saudável, neutra e medrosa como menos atraentes indica que a perda de sono está associada a impressões sociais mais negativas das pessoas”, apontou o professor associado de neurociência na universidade, Christian Benedict.

O problema decorrente disso é que um comportamento anti-social pode ser gerado, uma vez que as pessoas interagem menos com os outros. “As expressões faciais são cruciais para as interações sociais. Assim, gastar menos tempo se fixando em rostos após uma perda aguda de sono pode trazer vários problemas para as interações sociais, como julgamento impreciso e tardio do estado emocional dos outros”, escreveram os pesquisadores no estudo.

Fonte: Metrópoles

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page