Dores nas costas podem ser sintomas de grave doença

As dores nas costas podem ser mais do que apenas lombalgia, mas também o único sintoma de uma doença mais grave, a inflamação crônica chamada espondilite anquilosante. Ela é uma doença autoimune, que acontece quando o próprio sistema de defesa do organismo ataca as células saudáveis, e atinge principalmente a coluna e as articulações, como joelho e tornozelos.

O tratamento é feito com remédios que bloqueiam o avanço da inflamação pelo corpo, sendo importante o diagnóstico precoce. Para que os pacientes saibam diferenciar esses sintomas de simples dores nas costas, a Sociedade Brasileira de Reumatologia fez um mutirão de alerta.

“A maior parte das dores nas costas geralmente tem um carater mecânico, é uma dor que piora quando faz esforço, carrega peso e melhora pelo menos em parte com o repouso. A dor dessas doenças reumatológicas é ao contrário, é uma dor que, primeiro, afeta uma população mais jovem. E segundo, ela é pior depois do repouso. Ela melhora conforme a gente vai se movimentando”, afirma Ary Halpern, reumatologista.

Mais de 80 mil brasileiros foram afastados do trabalho em 2018 por dores nas costas. Oito em cada dez brasileiros têm a chamada lombalgia pelo menos uma vez na vida.

Fonte: SBT

#costas #doença #dores #grave

2 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Facebook
  • Instagram