top of page

Doodle homenageia Ignaz Semmelweis, médico defensor da lavagem das mãos

Nesta sexta-feira (20), o Google amanheceu com uma mensagem muito importante em seu doodle. Em homenagem ao húngaro Ignaz Semmelweis, o primeiro médico a descobrir os benefícios da lavagem das mãos para a nossa saúde, o serviço de buscas apresenta de forma didática qual é a forma correta de higienizar as mãos, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além de levantar o alerta sobre o assunto em meio a pandemia do Covid-19, o doodle também comemora a data em que o médico se tornou residente-chefe na clínica da maternidade do Hospital Geral de Viena, na Áustria.

Foi na capital austríaca onde Semmelweis obteve seu doutorado em medicina e passou boa parte de sua carreira como obstetra. Durante sua atuação no Hospital Geral de Viena, em meados do século 19, testemunhou um crescente índice de mortalidade entre puérperas na Europa, causado por uma infecção misteriosa.

Decidido a encontrar a resposta para o problema, Semmelweis deduziu que, por meio das mãos, os médicos da época estavam transmitindo materiais infecciosos de cirurgias e autópsias às suas pacientes.

O húngaro exigiu, então, que toda a equipe médica lavasse as mãos entre os exames e consultas. Como resultado, as taxas de infecção em sua divisão começaram a despencar.

Apesar de ter sido criticado por especialistas da época, sua metodologia se provou eficaz e, hoje, é lembrado como “o pai do controle de infecções”.

Fonte: Revista Galileu

3 visualizações0 comentário
bottom of page