top of page

Diabetes: meditação e yoga reduzem açúcar no sangue, mostra estudo



Um estudo feito na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, aponta que práticas como a yoga e o mindfulness contribuem para a redução do açúcar no sangue, beneficiando pacientes com diabetes.


Feita a partir da análise de 28 estudos que usaram testes clínicos randomizados, a pesquisa mostra benefícios de atividades baseadas na atenção plena para pacientes com diabetes.


Os autores do artigo, publicado no Journal of Integrative and Complementary Medicine, afirmam que a combinação do tratamento medicamentoso com esse tipo de atividade pode dobrar a eficácia do tratamento com remédios.


Os estudos revisados incluíam pacientes com diabetes tipo 2 que conciliavam o tratamento com técnicas de bem-estar de corpo e mente – como meditação, yoga, técnicas de respiração, de atenção plena e qigong (exercícios físicos semelhantes ao Tai Chi Chuan).


Os resultados apresentados pelos voluntários foram comparados a um grupo de pacientes que apenas usava medicação para controlar a diabetes. As atividades foram associadas à redução da hemoglobina A1c, uma medida de glicose no sangue, em 0,84%, em média.


A prática de yoga foi capaz de reduzir a hemoglobina A1c em 1%, o que seria semelhante ao uso da metformina, um medicamento para o controle da glicemia indicado principalmente para o tratamento da diabetes tipo 2.


O qigong apareceu logo em seguida, com queda de 0,66% no marcador. As práticas de redução de estresse baseadas em mindfulness, contribuíram com a redução de 0,48% dele.


Fonte: Metrópoles

4 visualizações0 comentário

Comentarii


bottom of page