top of page

Dia Mundial da Saúde: a alimentação é a base para equilibrar corpo e mente


 
 

A fim de conscientizar a população sobre a importância de manter o corpo e a mente saudáveis, o Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril, mesma data que foi criada a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.


Uma das melhores formas de fazer isso é por meio de uma alimentação saudável e variada, segundo o nutricionista Matheus Motta, do WW Vigilantes do Peso. "Esse tipo de alimentação permite fornecer diferentes nutrientes ao corpo. Manter uma rotina equilibrada também pode ajudar na redução do risco de doenças crônicas em todas as fases da vida", diz.


Quando a imunidade do corpo está em alta, é possível evitar doenças, ou então contraí-las de forma mais leve. Principalmente em tempos de pandemia, é preciso garantir que o organismo esteja recebendo todas as vitaminas e minerais necessários para seu bom funcionamento.


Para a endocrinologista Silvia Bicalho, a alimentação saudável é essencial, mas precisa ser combinada com outras práticas de bem-estar, como um sono bem regulado e uma rotina de exercícios físicos. "Não existe uma fórmula mágica para o aumento da imunidade, é um conjunto de boas práticas que precisamos tornar um hábito na nossa vida", afirma a especialista.


Matheus ajuda ainda a desmistificar alguns boatos acerca da imunidade do corpo. O profissional começa esclarecendo que aumentar o consumo de vitamina C quando está doente, não faz com que o corpo se recupere. O nutricionista esclarece que este tipo de vitamina pode reduzir a gravidade e duração de resfriados, mas não revertê-lo.


Dado esse cenário, é preciso estar atento à saúde, principalmente em um momento de pandemia. O enfermeiro infectologista Milton Alves Monteiro Junior, do Hospital HSANP, comenta: “Cada paciente com Covid-19 foi afetado de alguma forma – com febre, com tosse, com comprometimento da capacidade pulmonar. Por isso, é muito importante que, ao longo de todo o tratamento, seja feito o acompanhamento correto com um profissional de saúde adequado. Isso pode salvar vidas”.


Quando o assunto é sobre suplementos, o profissional recomenda que nenhuma refeição seja substituída por shakes ou suplementos, pois esses ativos não trazem os mesmos benefícios.


Silvia aconselha apostar em uma alimentação saudável, repleta de frutas, legumes, carnes e laticínios, para garantir a melhor absorção de todos os nutrientes. Além disso, a endocrinologista alerta para o consumo de água, que precisa ser regular e diário.


Confira abaixo algumas das dicas dos especialistas para garantir uma alta imunidade no corpo.


1. Alimente-se bem; 2. Tenha uma boa noite de sono; 3. Faça exercícios físicos; 4. Beba muita água; 5. Tenha momentos de lazer; 6. Consuma bebidas probióticas; 7. Tome sol; 8. Faça acompanhamento e controle do peso.


Porém, para garantir que a absorção desses nutrientes e vitaminas esteja acontecendo da forma correta, é preciso garantir uma boa digestão. Gustavo Patury, médico especialista no aparelho digestivo, salienta que a digestão não é feita de forma saudável quando comemos rápido, bebemos muito líquido durante as refeições e, até mesmo, quando o excesso de alimentos, principalmente gordurosos, é cometido.


O médico recomenda uma série de dicas para melhor funcionamento do aparelho digestivo. Confira:


1. Coma de três em três horas; 2. Dê preferência aos alimentos leves e saudáveis; 3. Diminua a ingestão de gordura e alimentos industrializados; 4. Evite líquidos durante as refeições; 5. Mastigue muito bem os alimentos; 6. Alimente-se sem pressa.


Fonte: Revista Casa e Jardim

4 visualizações0 comentário
bottom of page