top of page

Dia D contra o sarampo para jovens acontece em todos postos de saúde neste sábado, 30

O Dia D de vacinação contra o sarampo acontece em todos os municípios do Amapá neste sábado (30), de 8h às 17h. Em Macapá, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão atendendo a população. Nesta etapa, o público alvo são jovens de 20 a 29 anos.

Para ser imunizado, basta levar o cartão de vacina e documento de identificação. A meta é que 95% do público alvo seja vacinado no Amapá. De acordo com o Ministério da Saúde, os jovens são a população que mais tem contraído a doença, embora no estado não se tenha registros nessa faixa nos últimos anos.

Jorsette Cantuária, coordenadora municipal de Imunização, diz que na capital a procura tem sido boa, mas é preciso que quem ainda não se vacinou procure uma UBS.

“É importante que esses jovens se vacinem para que a gente não tenha aqueles bolsões de vacinação, que são aquelas pessoas faltosas. E aí é onde o vírus consegue se alastrar com mais facilidade”, ressaltou.

Vacina tríplice viral usada para imunização do sarampo — Foto: Cristine Rochol/PMPA

Vacina tríplice viral usada para imunização do sarampo — Foto: Cristine Rochol/PMPA

A vacinação faz parte da campanha nacional iniciada no dia 7 de outubro. A primeira etapa focou na imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A criança que ainda não estiver vacinada também poderá receber a dose no sábado.

Em outubro deste ano, foi registrado o primeiro caso de sarampo no estado depois de 22 anos. Segundo Andréa Marvão, coordenadora estadual de imunização, municípios do interior estão tendo uma baixa procura.

“No município do Amapá, por exemplo, a procura de jovens adultos pela vacina tem sido muito baixa. Eles estão até fazendo outras estratégias, como carro de som para chamar o público, informando que amanhã todas os postos de saúde estarão vacinando”, informou Andréa.

Esquema vacinal da tríplice viral

  1. Crianças de 6 meses a 11 meses: faz 1 dose da vacina;

  2. Indivíduos de 12 meses a 29 anos que não têm comprovação que tomaram a vacina ou estão com esquema vacinal incompleto: 2 doses da vacina;

  3. Pessoa de 30 a 49 anos que não tem certeza se tomou a vacina: faz 1 dose.

Surto

O sarampo não era registrado no Brasil desde 2015. O surto está fortemente concentrado no estado de São Paulo, onde há mais de 90% dos casos confirmados este ano no país.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

É recomendável que nas idades entre 1 e 29 anos cada cidadão tome duas doses. Entre 30 e 49 anos é preciso tomar apenas uma dose.

Fonte: G1

1 visualização0 comentário
bottom of page