A atriz e apresentadora Giovanna Ewbank tem ido às redes sociais para compartilhar informações sobre a cirurgia que realizou para reparar um desvio de septo no nariz.
“Eu já sabia que precisava fazer essa cirurgia há alguns anos. Demorei muito por medo do pós-operatório, mas estou muito bem. Pela primeira vez em anos, estou conseguindo respirar com o meu nariz”, disse a atriz em um de seus vídeos.
O que é o desvio de septo?
O septo é uma cartilagem localizada na narina, que a divide internamente em dois lados. A estrutura separa os filtros de ar que o nariz possui nas extremidades. De acordo com o otorrinolaringologista Jamal Azzam, de São Paulo, a maioria das pessoas tem o septo ligeiramente torto, mas isso só vira problema em alguns casos.
“O septo nunca é perfeitamente reto, mas se ele permitir a entrada de ar correta, não há problema algum. Quando a deformidade é grande, impedindo a respiração, se recomenda a cirurgia de correção”, diz Azzam.
A causa para um desvio de septo severo pode ser tanto inflamações na infância como um acidentes que tenha atingido o nariz.
Consequências e tratamento
O médico aponta que o desvio de septo não tratado costuma levar a complicações mo trato respiratório superior, especialmente a ocorrência de sinusites severas e de apneia do sono.
“A cirurgia de reparação é feita com anestesia geral e pode acompanhar ou não uma rinoplastia, ou seja, pode alterar o formato do nariz ou mantê-lo. De toda forma, o procedimento evoluiu muito e, hoje em dia, causa pouca dor e pouco sofrimento”, aponta o otorrinolaringologista.
No pós-operatório é necessário fazer repouso e manter curativos no nariz pelas primeiras semanas até que o septo volte a se acomodar.
Fonte: Metrópoles
Comments