Descubra quais problemas de saúde devem ser verificados no check-up anual


Muitas pessoas têm adiado os cuidados médicos de rotina durante a pandemia de Covid-19. No entanto, especialistas alertam para a importância da atualização dos exames médicos para manter a saúde em dia.


Se você for ao médico para o check-up anual, o que deve esperar? Quais são as principais perguntas a serem feitas? E quais são algumas questões que seu médico pode não mencionar, mas você pode querer considerar?


Recorremos à analista médica da CNN internacional, Leana Wen, para uma consultoria. Wen é médica emergencista e professora visitante de política e gestão de saúde na Escola de Saúde Pública do Instituto Milken da Universidade George Washington. Ela é a autora do livro de defesa do paciente "Quando os médicos não ouvem: como evitar diagnósticos incorretos e exames desnecessários" e do próximo livro "Lifelines: A jornada do médico na luta pela saúde pública".


CNN: Para começar, com que frequência as pessoas deveriam consultar o médico, se não houver nada de errado - se elas quiserem um check-up?

Dra. Leana Wen: Em geral, os adultos devem consultar o médico da atenção primária uma vez por ano para um exame completo. As crianças podem precisar de visitas mais frequentes, especialmente quando são mais novas, para verificar o crescimento e receber as vacinas. Se você tem alguma doença crônica, como diabetes ou doença cardíaca, provavelmente precisará consultar seu médico com mais frequência.


CNN: Por que o check-up anual é tão importante?

Wen: É importante por três motivos principais. Em primeiro lugar, a prevenção é fundamental - você deseja detectar pequenos problemas antes que se tornem grandes. Por exemplo, queremos descobrir a pressão alta e começar a tratá-la antes que continue por tanto tempo que possa causar danos permanentes aos vasos e ao coração. Os exames de câncer também são feitos por esse motivo, para diagnosticar a doença o mais cedo possível.


Em segundo lugar, esta é a oportunidade de conversar com seu médico sobre preocupações que você possa ter que não sejam necessariamente urgentes, mas que sejam importantes para você. Você pode ter tido problemas para dormir, dor nas costas ou alergias sazonais. Talvez esses problemas não tenham chegado ao ponto de você chamar seu médico para uma consulta apenas para resolvê-lo, mas é nessas visitas de rotina que deve resolver todas essas questões menores.


Terceiro, o atendimento clínico é melhor quando existe uma relação médico-paciente estabelecida. A visita anual é um ótimo momento para construir confiança e fazer com que seu médico conheça você, sua saúde e seus valores.


CNN: O que você pode esperar durante o exame anual?

Wen: Haverá algumas variações, dependendo do seu médico. Eu ligaria primeiro e verificaria os regulamentos em vigor sobre consultas presenciais. Alguns consultórios médicos não estão permitindo consultas, por causa das regras da Covid-19. Outros podem solicitar que parte da consulta seja por telemedicina e a outra parte presencial. A parte presencial pode exigir que um questionário de sintomas seja preenchido com antecedência.


Se for um médico que você já consultou, provavelmente haverá um mínimo de papelada nova. Se for uma nova clínica, você deve perguntar sobre quais formulários pode preencher com antecedência, como informações sobre plano de saúde e questionário de histórico médico.


Assim que chegar, você terá seus sinais vitais verificados: temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e saturação de oxigênio. O médico perguntará como você está se saindo e que preocupações você pode ter. Ele vai examinar sua lista de medicamentos, perguntar se você experimentou uma série de sintomas físicos e sobre questões relacionadas à sua saúde geral, como seu humor; consumo de drogas, tabaco ou álcool; e sua situação de vida.


Você também vai passar por todos os exames de saúde que precisam ser feitos. Dependendo da sua idade e da última vez que fez os testes, pode ser necessário fazer exames de sangue para detectar anemia, problemas renais ou hepáticos, colesterol alto e diabetes. Você pode precisar de exames de câncer - um teste de Papanicolaou, mamografia, colonoscopia e assim por diante. O seu médico também conversará com você sobre as imunizações, incluindo se você recebeu a vacina Covid-19.


CNN: A saúde mental faz parte da consulta?

Wen: Abordar a saúde mental certamente deveria ser parte do roteiro. Infelizmente, a saúde mental é algo que nem sempre foi considerado tão seriamente quanto a saúde física. Nem todo especialista pergunta necessariamente sobre isso.


Se você for questionado sobre como está seu humor e como você está, compartilhe com seu médico o que está acontecendo. Saiba que é normal e muito comum se preocupar com seu bem-estar mental. Depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental eram subdiagnosticados antes da pandemia, e o estresse da Covid-19 pode ter exacerbado os problemas existentes.


Mesmo que você não seja questionado sobre isso, por favor, mencione sua saúde mental ao seu médico. Fale sobre as mudanças que tem vivenciado. Por exemplo, lembre-se de mencionar se estiver sob muito estresse, se estiver se sentindo deprimido ou mais ansioso do que o normal.

O seu médico deve perguntar sobre o consumo de álcool; seja sincero sobre o quanto você está bebendo. Isso pode ajudá-lo a diagnosticar o potencial consumo excessivo de álcool e tratá-lo, caso seja necessário.


A maioria dos médicos não é especialista em saúde mental, mas pode encaminhá-lo a um. Muitas vezes ajuda falar com um terapeuta, conselheiro, psicólogo ou outro especialista. Saiba que seu médico tem como objetivo ajudar a cuidar da sua saúde mental, mas ele só poderá fazer isso se você mencionar o que está incomodando.


CNN: O que acontece se você adiar seu check-up por um tempo por causa da Covid-19?

Wen: Você não está só - muitas pessoas têm adiado seus exames regulares por causa da pandemia. Agora é a hora de garantir que você se atualize. Avise seu médico quando foi a última vez que você fez um check-up.


CNN: O que você deve levar para a consulta?

Wen: Em primeiro lugar, certifique-se de trazer tudo o que o consultório médico solicitar a você, como informações do plano de saúde. Pergunte com antecedência se você deve estar em jejum para fins de qualquer exame de sangue que precise ser feito durante a consulta.


Certifique-se de trazer também uma lista dos seus medicamentos de rotina. Ajuda ter os frascos de comprimidos para que todas as doses e quantidades possam ser facilmente lidas. Eu também faria uma lista de perguntas e preocupações com antecedência. Anote e traga a lista com você. No momento, muitas vezes é difícil de lembrar, e você deve ter certeza de que suas perguntas sejam respondidas antes de sair de sua consulta.


CNN: O que você deve informar ao médico, mesmo que ele não pergunte?

Wen: Certamente, você deve falar sobre qualquer coisa que esteja em sua mente. Não tenha vergonha de perguntar sobre qualquer coisa. Sempre digo aos meus pacientes que eles são os especialistas no que diz respeito ao corpo, e os médicos não são leitores de mentes - precisamos que você nos diga o que está acontecendo. Não existe pergunta boba. Essa verruga pode exigir apenas um encaminhamento para um dermatologista, ou essa dor de cabeça pode ser um sinal de problemas dentários que requerem diagnóstico e cuidados adicionais.


Existem alguns tópicos delicados que alguns pacientes podem hesitar em abordar.

Seu médico deve perguntar sobre sua saúde mental, como discutimos acima. Além disso, o ideal é que seu médico fale sobre saúde sexual e pergunte sobre sono, nutrição e exercícios. Eles também são essenciais para nossa saúde e bem-estar geral. Esteja preparado para falar sobre isso e para abordar esses tópicos se o seu médico não o fizer.


Finalmente, saiba quando fazer o acompanhamento. A Covid-19 destacou como nossa saúde é crítica e é importante para todos nós cuidarmos de nossos problemas de saúde de rotina para melhorar nosso bem-estar físico e mental.


Fonte: CNN

5 visualizações0 comentário