top of page

Cuidados pós-folia para uma vida saudável em 2020

Para muita gente, o ano começa após o Carnaval. Então, este é o momento ideal para começar a cumprir aquelas promessas que muitos fazem para ter uma rotina de vida mais saudável e se dedicar para conquistar alguns objetivos com o corpo.

Como este período pode ter sido de comida e bebida em excesso, a sugestão inicial pode ser fazer uma desintoxicação com alguns alimentos específicos, para depois disso estabelecer a rotina diária nas refeições. A nutricionista Fernanda Pignaton reforça a importância da hidratação neste período, com ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia, e também orienta sobre como os outros alimentos podem ajudar neste processo.

“A ingestão de água ajuda a eliminar toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins, e contribui para o processo de digestão. Já as folhas verdes, como alface, espinafre, rúcula, acelga, dentre outras, são excelentes fontes de fibras e, participam deste processo de desintoxicação diminuindo a absorção de gorduras e toxinas auxiliam no trato intestinal. Também é essencial priorizar o consumo de produtos naturais e frescos. Evite industrializados e alimentos processados. Essa é uma dica para seguir sempre, mas agora é especialmente importante”, indica.

Estímulo para desinchar

A retenção de líquido é algo muito comum nesta época devido, principalmente, à má alimentação e o consumo de alimentos ricos em sódio. Por isso, para minimizar esses efeitos, o nutricionista Rodrigo Rosa, indica chás e temperos naturais para ajudar na ação anti inflamatória, diurética, digestiva e também para otimizar o metabolismo.

“Em especial o chá verde e o chá preto, são ricos em antioxidantes e ajudam a desintoxicar o corpo. Outros chás poderosos são o de boldo, picão e erva-cidreira. Na lista dos temperos mais indicados para essas situações, estão: cúrcuma, alecrim e orégano. Eles podem ser usados de forma intercalada e variada, inclusive com complementos. Além disso, os grãos também são poderosos aliados, especialmente os integrais. Dentre os exemplos, estão: trigo, cevada, aveia, centeio, alpiste, semente de girassol e linhaça”, disse o nutricionista.

Atenção na silhueta

Além de hábitos saudáveis, a retomada na rotina pós-carnaval também inclui alguns cuidados com o corpo. A drenagem linfática, por exemplo, é apontada como um método para ajudar, principalmente, no inchaço corporal. A esteticista Magda Rothier Motta Sartori destaca os benefícios do procedimento. “Ela ativa as circulações venosas e linfáticas e, assim, reduz a retenção de líquido e diminui o inchaço. Também contribui no combate a celulite, que é uma inflamação na célula causada pelo acúmulo de gordura. Desta forma, os movimentos circulares melhoram o aspecto de furinhos”, indica.

Falando em celulite, outro procedimento que pode ajudar na redução delas é X-Wave. De acordo com o cirurgião plástico Fabricio Regiani, o tratamento pode ser feito na barriga, bumbum, coxas, culote e braços. O processo é indolor, pois as ondas de choque são apenas internos e estimulam o fluxo sanguíneo na região e a formação de colágeno. O ideal para o sucesso do procedimento é a realização de seis a dez sessões, com espaçamento de apenas 48 horas, dependendo de cada caso, sendo que para cada região são 5 minutos de aplicação com o aparelho.

“O tratamento é feito em oito sessões, sendo duas semanais, e já é possível observar uma melhora durante o processo, com pele mais firme, forte, lisa e preenchida. Depois da sessão não são necessários cuidados caseiros especiais, mas recomendamos sempre que, em paralelo, os pacientes sigam uma dieta saudável e hipocalórica, pratiquem exercícios físicos de forma regular, com a orientação de um profissional, e bebam cerca de dois litros de líquido por dia, para favorecer a rápida eliminação de resíduos de produtos”, orienta.

Sem aparência de cansada

Para eliminar qualquer vestígio no rosto das noites mal dormidas, curtindo os bloquinhos durante o Carnaval, a indicação do cirurgião plástico Fabricio Regiani é o Ultherapy, que trabalha com ultrassom focado de alta pressão. Ele permite melhorar e esticar os tecidos conectivos.

“Este equipamento chegou recentemente ao estado e com ele é possível visualizar as camadas da pele do paciente, por meio do ultrassom, emitindo a energia na profundidade, temperatura e precisão ideais. Desta forma, o procedimento utiliza a resposta regenerativa do próprio organismo (estímulo de colágeno) para promover: tratamento da flacidez facial, papada e pescoço; lifting facial; melhora das rugas; e ainda melhora das linhas finas do colo”, explica.

Ainda tem o Exilis Elite, que promete reduzir medidas e devolver o tônus em áreas faciais e corporais como glúteos, culotes, braços e rosto. O resultado do processo é uma pele mais lisa e sem “dobrinha”, que pode ser percebido logo após a primeira sessão. Em geral, recomenda-se um total de quatro sessões, com intervalo semanal e manutenção a cada três meses.

“O equipamento estimula a formação de colágeno por meio de ondas de radiofrequência que geram calor, conseguindo assim uma melhora da flacidez. O procedimento funciona por ondas térmicas para aquecer a pele profundamente e atingir as células de gordura. Não chega a gerar nenhuma sensação desagradável e também não é preciso interromper as atividades normais do dia a dia”, conclui.

Fonte: Folha Vitória

4 visualizações0 comentário
bottom of page