Covid: Anvisa aprova realização de estudo para avaliar segurança de tratamento com células-tronco


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (1°) a realização de um estudo clínico com células-tronco no tratamento de pacientes com Covid-19. O objetivo é avaliar a segurança do medicamento.


A autorização abre caminhos para possíveis estudos na área da terapia celular avançada, uma vez que ainda não há nenhum registro de medicamento com células-tronco no tratamento de Covid-19 no país. Ao todo, 60 pacientes com diagnóstico confirmado de pneumonia viral decorrente de Covid-19 em situação grave ou moderada irão participar da pesquisa. Nesta fase da investigação, o estudo clínico tem como objetivo avaliar a segurança do tratamento.

Hospitais no Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro irão participar do estudo. Os resultados serão avaliados por um comitê independente de monitoramento de segurança, formado por especialistas independentes de diversas áreas do conhecimento.

A realização dos testes clínicos faz parte da metodologia de aprovação de novos medicamentos e tratamentos. Para que um novo tratamento seja disponibilizado à população, ele deve, comprovadamente, ser seguro, eficaz e de qualidade.


Fonte: G1

0 visualização0 comentário