top of page

Covid-19: vacinas de Harvard apresentam bons resultados em macacos



Duas pesquisas realizadas por cientistas do Centro Médico Beth Israel Deaconness, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, trazem boas notícias no momento em que o maior desejo do mundo é deter o novo coronavírus. Feitos com macacos rhesus, os estudos mostraram resultados que podem ajudar no desenvolvimento de alternativas de vacinas contra a Covid-19.


Testes com protótipos de vacinas

Uma das pesquisas envolveu 35 macacos: 25 receberam doses de seis vacinas experimentais contra o Sars-CoV-2 e dez, uma vacina falsa. Depois de seis semanas, os macacos foram expostos ao vírus. e apresentaram um grau substancial de proteção.

Oito deles não mostraram nenhuma carga viral e outros 17, tinham níveis muito baixos de vírus detectável. Em duas semanas, os anticorpos neutralizaram o coronavírus.

Enquanto isso, os macacos do grupo de controle tinham altos níveis do vírus nos pulmões e narizes.


Imunidade ao coronavírus Em outro estudo, os pesquisadores tentaram responder se os anticorpos desenvolvidos depois de uma primeira infecção são capazes de representar imunidade. Para isso, eles contaminaram nove macacos adultos com o coronavírus, aguardaram que eles se recuperassem e os expuseram novamente ao vírus, 35 dias depois.


O resultado foi que todos pareciam ter respostas imunológicas contra a reinfecção. Eles tiveram poucos ou nenhum sintoma da doença. Ou seja, desenvolveram uma imunidade natural ao vírus. Ambos trabalhos foram publicados na revista Science. (Com informações do Daily Mail)


Fonte: Metrópoles

1 visualização0 comentário
bottom of page