top of page

Covid-19: Saúde do DF retira professores e agentes de segurança de grupo prioritário de vacinação


 
 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) retirou professores e agentes de segurança pública dos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19 na capital. O plano distrital de imunização, divulgado pela pasta no mês passado, previa aplicação de doses nesses profissionais em um quarta fase, a depender do total de vacinas disponibilizado.

No entanto, uma nova versão do documento, disponibilizada na página da SES-DF, retirou esses grupos da imunização prioritária. De acordo com a nova versão do plano, serão vacinados primeiro apenas três públicos. São eles:

  • Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas);

  • Pessoas de 60 a 74 anos;

  • Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Segundo a SES-DF, a retirada de professores e agentes de segurança segue uma diretriz do governo federal. "A Secretaria de Saúde esclarece que as fases do plano de vacinação foram definidas pelo Ministério da Saúde. O plano inicial do Ministério previa quatro fases. Com a mudança no plano nacional para três fases, a Secretaria de Saúde atualizou o documento", disse em nota. Novas diretrizes Ao todo, a pasta prevê vacinar 604,8 mil pessoas nas primeiras três fases da imunização no DF. O plano atualizado também traz novas diretrizes para a campanha na capital. Segundo o documento, não devem receber a vacina:

  • Pessoas menores de 18 anos de idade;

  • Gestantes;

  • Pessoas que já apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma vacina Covid-19;

  • Pessoas que apresentaram uma reação anafilática confirmada a qualquer componente da(s) vacina(s).

A SES-DF afirma que as contraindicações também estão previstas no plano do Ministério da Saúde. De acordo com o documento, "os grupos [prioritários] previstos são preliminares, passíveis de alteração a depender das indicações da vacina após aprovação da Anvisa, assim como as possíveis contraindicações".

O plano, no entanto, não traz datas para o início da campanha. O governo do DF não comprou doses próprias de imunizantes e vai seguir o cronograma do Ministério da Saúde, que ainda não foi divulgado. Também não há vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, duas farmacêuticas já entraram com pedidos de uso emergencial.

"O início da vacinação vai seguir as datas previstas pelo plano do Ministério da Saúde. Assim que as doses chegarem, a Secretaria de Saúde estará apta a iniciar a vacinação para os grupos da primeira fase", afirma o secretário adjunto de Assistência à Saúde do DF, Petrus Sanchez. Treinamento e divulgação De acordo com o governo do DF, terá início, na próxima segunda-feira (18), o treinamento de profissionais de saúde que vão atuar na vacinação contra a Covid-19 na capital. O GDF afirma que "além de cadastrar [os usuários] no sistema, [será necessário] passar as informações à população com relação aos possíveis efeitos adversos da vacina".

O plano de imunização distrital também prevê a realização de uma campanha de divulgação. Segundo o documento, os esforços vão seguir "um planejamento de acordo com a evolução de cada etapa da vacinação começando com mensagens de antecipação e preparação, passando em seguida para a próxima fase de informação à população com clareza".

"Com o intuito de esclarecer todo o processo de vacinação, que vai desde a distribuição da vacina até a aplicação do usuário, com a desmistificação de crenças negativas e as Fake News, será elaborado um cronograma de comunicação sobre: o tipo de vacina a ser aplicada, o público alvo, as unidades de saúde em que a vacina será aplicada, as fases da vacinação com seus respectivos prazos e o balanço semanal do quantitativo de doses aplicadas."


Fonte: G1

8 visualizações0 comentário
bottom of page